Sua meta para 2022 tem algum valor?
Por: Danielly B.
21 de Dezembro de 2021

Sua meta para 2022 tem algum valor?

Saiba como achar o caminho para identificar o valor de uma meta atingível

Coaching Autoconhecimento Autodesenvolvimento Life Coaching Desenvolvimento Humano Coaching Educacional Coaching de Vida Assessoria e acompanhamento de estudos Coaching Comportamental Profissional Aconselhamento Adolescente A busca pela felicidade

Sua meta para 2022 tem algum valor?

 

Em duas semanas vamos começar mais ano e muitas pessoas já sofrem com ansiedade por não conseguirem traçar suas metas para 2022 ou frustação por não ter atingido as metas traçadas para 2021. Os dias vão passando e quando chega no final de janeiro, bate uma “bad” ao pensar que será mais um ano sem conseguir realizar a mudança que tanto almeja.

E por que será que a maioria das pessoas não conseguem traçar metas tangíveis?

Responder a essa pergunta, talvez não seja tão simples, porque envolve muitas questões. Mas uma coisa eu aprendi ao longo do meu próprio desenvolvimento pessoal: tudo o que alinhado com os nossos valores e focamos é expandido em nossas vidas.

Como aprendi isso? Observando as metas que eu atingi com sucesso e as que não consegui. Sim pessoal!! Eu estou com uma meta para atingir há anos e, simplesmente, ainda não consegui e isso me fez pensar o que estava faltando para alcançá-la, uma vez que tantas outras foram atingidas com sucesso dentro do prazo estipulado.

Aí veio a necessidade de buscar essa resposta. Com a pandemia, eu e a torcida do flamengo, fomos obrigados a parar e repensar muitas coisas em nossas vidas. Percebi que era um momento desfavorável para uma série de coisas que eu queria fazer, e, ao invés de me entregar para um oceano de incertezas e pânico, percebi que meus dois filhos, um de 6 anos e outra de 3 anos, iriam precisar da minha sanidade mental, tranquilidade e resiliência, e percebi que seria um momento favorável para buscar as respostas para muitas coisas, inclusive para a meta que nunca conseguia atingir.

E como isso tem relação com metas? Tudoooo!!!. Imagine que as metas que eu tinha traçado para 2020, simplesmente, naquele momento, estavam ameaçadas.

E ali, eu tive que repensar muita coisa. Tinha meta que era de curto prazo, que se transformou em médio prazo. Teve aquela que não tinha mais sentido e meta que foi ampliada. Comecei a fazer cursos na internet e, finalmente, consegui antecipar uma meta de começar um curso sobre desenvolvimento pessoal, que eu tinha vontade de fazer, mas eu precisava organizar meu tempo, a logística com as crianças e o marido, além da questão financeira para que eu pudesse ficar, pelo menos, uma semana em São Paulo me dedicando ao curso.

De repente, o mundo se abriu para a internet e eu consegui fazer o curso dentro da minha casa, em um período que eu precisava muito de suporte emocional para dar conta de aula online das crianças, trabalhar em home office e ficar três meses sem funcionária em casa.

Começou a jornada e muitos aprendizados e um deles foi que, além de foco, uma meta precisa estar alinhada com os nossos valores. E aí estava o problema da minha meta que nunca consegui atingir. Quando percebi o que eu não tinha claro em relação a minha meta, tudo fez sentido para mim.

Se você pesquisar no Google sobre meta, logo verá que uma meta para ser atingida ela tem que ser SMART, que significa:

  • Specific (específica) - o que você quer realmente atingir
  • Measurable (mensurável) – como avaliar se estou me aproximando da minha meta. Aqui é necessário um plano de ação.
  • Achievable (atingível) – uma meta tem que ser possível/viável de ser atingida no tempo determinado. Talvez aqui, esteja o segundo maior problema das frustações em relação a execução de uma meta.
  • Relevant (relevante) - A relevância do objetivo traçado tem relação total com a motivação em alcançá-lo. E isso vale não apenas para quem traçou a meta, mas para todos os envolvidos. Afinal, as pessoas se comprometem mais, quando ajudam no processo de criação do plano de ação.
  • Timely (tempo) – definir um tempo para uma meta ser executada é muito importante para não dar ouvidos a procrastinação e ajudar a mensurar se ações estabelecidas estão sendo eficazes para atingir a meta.

Esse esquema para uma definir uma meta, talvez seja o mais utilizado pelas pessoas. Ele é muito importante, mas, para mim falta a questão do valor.

E o que é esse valor? Cada um tem o seu e vou te dar algumas dicas como você pode identificar os seus valores.  

  • Você precisa fazer uma viagem para dentro de si e verificar se a meta é importante para você ou se quer corresponder às expectativas das outras pessoas. Aqui estava o problema da minha meta inatingível;
  • Quando eu comecei meu processo de Coach em desenvolvimento pessoal, percebi que eu estava totalmente desalinhada com o meu propósito e valores pessoais;
  • Se fazer as perguntas certas e respondê-las ajuda a ter clareza sobre o caminho a seguir. Como eu consegui isso? Passando pelo processo de Coach sem ansiedade. Fiz esse caminho com dedicação e comecei a ter clareza sobre o que não estava indo bem na minha vida e como eu poderia ajustar a rota;
  • Identificara quais são os valores que eu quero na minha vida. No meu caso, percebi que eu queria ajudar pessoas em seus processos de desenvolvimento pessoal, mas sem que eu mesma me afaste dos meus propósitos;
  • Quando falo em valor, englobo os valores materiais e imateriais. É importante incluir os valores materiais, porque eles serão necessários para realizar as metas. E o valor imaterial, poder ser trabalhar de casa, ter liberdade geográfica, fazer seu próprio horário, ter mais tempo para a família etc.

Parece simples, mas eu sei que não é, porque no processo de desenvolvimento pessoal, nós temos que encarar situações pessoais que estávamos evitando há muito tempo. Além de entender que cada pessoa tem seu tempo para assimilar as coisas, então é importante deixar a ansiedade de lado e confiar que o processo vai trazer resultados no seu tempo.

Mas é importante lembrar, que quanto mais envolvido com processo, mais rápido os resultados virão. Acredite! Eu sou a prova viva disso.

Espero que esse texto faça sentido para você e que te ajude a traçar suas metas de uma maneira diferente para 2022.

Feliz metas!!!!!

 

Danielly  Marques

                

R$ 120 / h
Danielly B.
Maceió / AL
Danielly B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Coaching para a busca pela felicidade Autoconhecimento Coaching Profissional
Especialização: Arquitetura e Urbanismo (universidade federal de alagoas)
Só você é responsável pelos seus resultados. Hoje é o melhor dia para mudar tudo o que deseja!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil