Resolvendo a Dor lombar em Casa
Por: Danilo M.
14 de Abril de 2023

Resolvendo a Dor lombar em Casa

Aprenda a acabar com suas dores nas costas

Fisioterapia Cinesiologia Biomecânica Anatomia Musculoesquelética

Alívio caseiro dor lombar

 

 

 

acabar com a dor lombar em casa

 

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, pode ser causada por uma série de fatores, incluindo lesões musculares, tensão, má postura, problemas na coluna vertebral e sedentarismo. Existem várias medidas que você pode tomar para ajudar a aliviar a dor lombar em casa. Aqui estão algumas dicas:

 

Repouso: Descanse e evite atividades que possam piorar a dor lombar. Evite ficar muito tempo em pé ou sentado em uma mesma posição por longos períodos.

 

Compressas quentes e frias: A aplicação alternada de compressas quentes e frias pode ajudar a aliviar a dor lombar. Aplique uma compressa quente, como uma bolsa de água quente, na área dolorida por 15-20 minutos, seguida de uma compressa fria, como uma bolsa de gelo, por 10-15 minutos. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação e relaxar os músculos.

 

Exercícios de alongamento e fortalecimento: Certos exercícios de alongamento e fortalecimento podem ajudar a melhorar a dor lombar. Consulte um profissional de saúde ou um fisioterapeuta para obter orientações específicas sobre os melhores exercícios para o seu caso.

 

Melhorar a postura: Uma má postura pode contribuir para a dor lombar. Certifique-se de sentar-se com a coluna ereta, evitar curvar-se quando estiver em pé e usar cadeiras ergonômicas que ofereçam suporte adequado às costas.

 

Uso de analgésicos: Medicamentos de venda livre, como acetaminofeno ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), podem ser utilizados para aliviar a dor lombar. Certifique-se de seguir as instruções de dosagem adequadas e consulte um profissional de saúde se tiver alguma dúvida ou se a dor persistir.

 

Mudanças no estilo de vida: Manter um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir a dor lombar. Isso inclui manter um peso saudável, praticar atividades físicas regularmente, evitar o tabagismo e dormir em um colchão e travesseiro adequados.

 

Massagem: A massagem terapêutica pode ajudar a relaxar os músculos tensos e aliviar a dor lombar. Você pode usar técnicas de automassagem ou pedir a ajuda de um parceiro ou profissional de massagem.

 

No entanto, é importante ressaltar que a dor lombar pode ser um sintoma de uma condição subjacente mais grave. Se a dor lombar for persistente, intensa, estiver associada a outros sintomas preocupantes, como fraqueza nas pernas, formigamento, perda de controle da bexiga ou fezes, ou se você tiver histórico de problemas de coluna, é importante procurar orientação médica para um diagnóstico adequado e tratamento adequado.

 

 

 

 

 

exercicios para dor lombar

 

!

Aqui estão alguns exercícios de alongamento e fortalecimento que podem ajudar a aliviar a dor lombar:

 

1. Alongamento dos isquiotibiais: Deite-se de costas com as pernas estendidas. Levante uma perna em direção ao teto e segure na parte de trás da coxa com as mãos. Mantenha a perna estendida e puxe suavemente em direção ao peito até sentir um alongamento na parte de trás da coxa. Segure por 15-30 segundos e repita com a outra perna.

 

2. Alongamento dos flexores do quadril: Ajoelhe-se em um joelho com o outro pé à frente. Incline-se para a frente, mantendo o joelho de trás no chão, até sentir um alongamento na região da virilha do joelho ajoelhado. Mantenha por 15-30 segundos e troque de perna.

 

3. Fortalecimento dos músculos abdominais: Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Coloque as mãos atrás da cabeça e levante a cabeça, os ombros e as omoplatas do chão, contraindo os músculos abdominais. Baixe de volta ao chão e repita por 10-15 repetições.

 

4. Fortalecimento dos músculos das costas: Deite-se de bruços com os braços estendidos à frente. Levante os braços, a cabeça e o peito do chão enquanto mantém os quadris no chão. Baixe de volta ao chão e repita por 10-15 repetições.

 

5. Alongamento dos músculos lombares: Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Gire lentamente o tronco para a direita, segurando o encosto da cadeira com a mão esquerda e olhando por cima do ombro direito. Mantenha por 15-30 segundos e repita do outro lado.

 

Lembre-se de consultar um profissional de saúde ou um fisioterapeuta antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você tiver condições de saúde pré-existentes ou se a dor lombar for intensa. E lembre-se de escutar o seu corpo e não forçar além dos seus limites. Se a dor piorar durante ou após os exercícios, interrompa imediatamente e consulte um profissional de saúde.

R$ 60 / h
Danilo M.
Mogi das Cruzes / SP
Danilo M.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Fisioterapia - Fisiologia Fisioterapia - Biomecânica Anatomia Musculoesquelética
Especialização: Ortopedia e Traumatologia (Universidade Faveni)
Professor de fisioterapia, biomecanica, cinesiologia e prescrição de exercícios, tudo de forma personalizada e eficiente
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil