Desenvolvendo Blogs e Sites

sem conhecer linguagens de programação.

Web Design Wordpress
Desenvolvendo Blogs e Sites
Dário Marques De Oliveira
em 12 de Fevereiro de 2018

Quando se pensa em entrar para o mundo do Webdesigner e começar a fazer criação e desenvolvimento de sites, logo vem a cabeça do iniciante a seguinte pergunta: "Quais as linguagens de programação que devo aprender?" É nesse momento que o iniciante fica perdido e não sabe por onde começar.

Na verdade um Web designer lida com a parte gráfica e terá que ter um conhecimento de HTML e CSS, porém como programador também irá fazer com que o site fique dinâmico para o visitante, pois o seu cliente com certeza irá pedir um site que precise de formulário de contato, uma página de orçamento com interação, carrinho de compras, etc.

É claro que isso não impede que o Web Designer não consiga colocar um site no ar,  lógico que apenas de uma forma estática ou seja, apenas com html e css, sem interatividade. Mas como a maioria dos sites terão que ser dinâmicos, você deveria então criar sites com linguagem de marcação HTML5, e em seguida utilizar o CSS que é uma linguagem de folha de estilos, responsável por toda parte de design e estilo do site. Depos deveria usar o JavaScript que é uma tecnologia manipuladora de elementos e eventos na criação de seus sites para torná-los mais intuitivos e atraentes. Ainda precisaria de aprender PHP que é uma linguagem de programação server-side que necessita de um servidor e interpretador para que funcione e finalmente o MySQL que é um servidor de banco de dados relacional, responsável por armazenar informações.

Estas seriam algumas linguagens de programação para que você desenvolvesse sites dinâmicos e profissional. Mas por que estou dizendo seriam? Porque você ainda sim, pode aprender a criar sites dinâmicos e profissionais sem ter nenhum conhecimento nestas linguagens de programação citadas acima. Hoje isso é possivel por existir diversas plataformas CMS que facilitam o trabalho de quem quer criar um site, blog ou até uma loja virtual profissional.

Ao criar um site utilizando CMS  (Content Management System - é um gerenciador de conteúdo utilizadas para facilitar a vida dos criadores de sites), o usuário só se preocupa com a criação do conteúdo propriamente dito, e não com os detalhes técnicos por trás do funcionamento do site. 

Um dos frameworks mais conhecidos e utilizados no Brasil e no mundo é o Wordpress, desenvolvido na linguagem de programação PHP, que permite que qualquer usuário com conhecimento básico ou médio de computação e sem nenhum conhecimento de programação possa criar websites completos e profissionais.

Se você quer aprender a criar sites, blogs e até lojas virtuais com profissionalismo sem saber programação aprenda WordPress que é um gerenciador gratuito. Suas inúmeras possibilidades de customização de temas e plugins o tornaram bastante popular entre a comunidade de desenvolvedores. Porém, os benefícios na utilização da plataforma ultrapassaram a esfera do desenvolvimento. Criar um site, blog ou e-commerce em WordPress pode agregar benefícios também à estratégia de marketing digital.

São Paulo / SP
Especialização: Marketing e Vendas (FMU - SP)
Sou programador e desenvolvedor web designer, formado pelo Senac/SP. Especializado em WordPress, Joomla, CSS, HTML, PHP e Fireworks. Atualmente sou professor particular com aulas online personalizadas e focadas somente no WordPress. Por que gosto de ensinar o WordPress? Quando me deparei com o CMS do WordPress pela primeira vez, já fazia tempo que eu estava em uma batalha na elaboração de soluções PHP e Web, criando os códigos do zero, elaborando os layouts e funcionalidades dinâmicas para o ...
Plataformas de WebDesign, Wordpress, Criação De Sites, Construir Sites, Construção De Sites, Criar Sites, Criação De Web Sites
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 50 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil