O que é um algoritmo?
Por: Davi L.
05 de Setembro de 2019

O que é um algoritmo?

Acredito que você já tenho ouvido falar sobre algoritmos no mundo da tecnologia, já que estamos em uma época onde a tecnologia ajuda ...

Computação Geral Curso superior Introdução a computação Geral Programação

Acredito que você já tenho ouvido falar sobre algoritmos no mundo da tecnologia, já que estamos em uma época onde a tecnologia ajuda na realização de diversas tarefas, mas o conceito de algoritmo não necessariamente tem haver com o computador, na verdade nossa vida é formada por diversos algoritmos. 

Vamos pensar um pouco em um exemplo, o que atravessar a rua e fazer um bolo tem em comum?

Você pode dizer, Davi mas não tem nada haver uma coisa com a outra e o que isso tem haver com algoritmo , veja bem realmente são atividades bem diferentes, mas o que as duas tem que em comum é que para serem executadas, precisam seguir um determinado conjunto de regras e isso é um algoritmo.

Segundo Manzano  algoritmos são conjuntos de passos finitos  e organizados que, quando executados resolvem um determinado problema, ou seja são instruções específicas que possuem fim e ordem precedência para execução de uma tarefa.

Agora para fixar esse conceito vamos criar um algoritmo para fazer um sanduíche de manteiga de amendoim, lembre-se um algoritmo de qualidade precisa ser específico, para que a pessoa que execute consiga obter o resultado desejado.

Algoritmo FazerSanduiche
   Pegue duas fatias de pão
   Retire a tampa do pote de manteiga de amendoim
   Busque uma faca e coloque para dentro do pote e coloque a ponta da faca dentro
   Com a faca retire um pouco de manteiga de amendoim de dentro do pote 
   Espalhe esse manteiga de amendoim que está na ponta da faca em uma das partes laterais do pão 
   Abra a tampa do pote de geleia.
   Esprema um pouco de geleia no lado do outro pedaço de pão que não tem manteiga de amendoim
   Junte o lado do pão com manteiga de amendoim e com o lado do pão com geleia
   Leva o sanduíche a boca
   Abra a Boca
   Coma o sanduíche
Fim-algoritmo
 

Esse algoritmo é de um vídeo muito legal onde o pai cria um desafio onde o seu filho e filha, tem criar instruções exatas para criar um sanduíche de manteiga de amendoim e se você ver o vídeo, vai dá perceber que eu modifiquei o algoritmo para deixar ele mais específico ainda para  diminuir a taxa de erros.

Quando o algoritmo é executado por um computador temos um algoritmo computacional que é feito com linguagem de programação porque o computador não entende as linguagens que o ser humano utiliza para se comunicar, outro detalhe é que se já ressaltei a importância de instruções específicas, para algoritmos computacionais é preciso ser mais específico ainda, porque o computador faz o que você mandou e não resultado desejado.

Para melhor entendimento abaixo temos um algoritmo computacional feito com a pseudo linguagem portugol para somar dois números :

var
 numeroA, numeroB : inteiro
inicio
 escreva("Numero A? ")
 leia(numeroA)
 escreva("Numero B? ")
 leia(numeroB)
 escreva("Soma A + B = ", numeroA + numeroB)
fimalgoritmo

O portugol é utilizado só para o aprendizado de algoritmos e não no meio comercial, por isso que ele é um pseudo linguagem. além disso talvez você não tenha entendido esse algoritmo totalmente porque ele aborda um assunto que vai deixar para o próximo artigo. 

Resumindo, aprendemos que algoritmos são instruções que por sua definição precisam ser bem específicados, principalmente se forem algoritmos computacionais porque o computador vai seguir tudo que está nas instruções. No mais, esperado que vocês tenham gostado desse artigo até a próxima. 

Referências

 

 

R$ 50 / h
Davi L.
Picos / PI
Davi L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Computação e Informática Básico Computação - Introdução à linguagem C Internet
Graduação: Sistemas de Informação (Universidade Federal do Piauí (UFPI))
Professor de de Informática, Venha aprender num método desenvolvido por mim.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil