OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Por: Diego T.
07 de Novembro de 2015

OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

Biologia Básico Plantas Animal Água Ambiente Estruturas

Os seres vivos são classificados em diferentes níveis de organização, e cada um desses níveis é motivo para diferentes estudos pelos Biólogos.

Todo ser, seja ele vivo ou não, é formado por Átomos. Os átomos se juntam uns aos outros, através de ligações químicas, e vão formando moléculas. A molécula da água (H2O), por exemplo, é formada por dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio, e os diferentes arranjos entre os mais diversos átomos vão dar origem a moléculas específicas. Essas moléculas podem ser bem simples, como a da água, mas também podem ser bem complexas, com milhares de átomos.

A matéria viva é formada por quatro átomos básicos: (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio – CHON.

Assim como os átomos, as moléculas também vão se rearranjando e se organizando e formam asorganelas. As organelas são estruturas funcionais intracelulares (ou seja, ficam dentro das células) e cada uma possui uma função específica, e trabalham na maioria das vezes em conjunto umas com as outras.

célula é a unidade básica da vida. Existem diversos tipos, e cada uma possui uma função específica. As células se ligam umas às outras e formam os tecidos que constituem os seres vivos.

Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares, como plantas e animais, por exemplo. Um exemplo de tecido é o tecido ósseo, que é formado pelas células ósseas e tem a função de sustentar o nosso corpo. Outro exemplo é o tecido epitelial, responsável pelo revestimento das superfícies externas (pele) e cavidades corporais internas.

Imagem: tecido epitelial || Fonte: Google imagens

Quando os tecidos se organizam e se unem dão origem aos órgãos. O coração é um órgão formado pela junção dos tecidos muscular, sanguíneo e nervoso. E o conjunto de órgãos vai originar um sistema.

Os sistemas são compostos por diferentes órgãos a fim de exercer uma função. O sistema digestório, por exemplo, vai ser formado pela junção dos órgãos: boca, faringe, estômago, intestino, etc.

O conjunto de todos os sistemas vai formar um organismo (indivíduo). Esse organismo pode ser uma planta, uma pessoa, um animal...


Dificilmente esse indivíduo vive sozinho. Ele vai interagir com indivíduos da mesma espécie, de espécies diferentes e até com os elementos do ambiente.

Quando indivíduos da mesma espécie se juntam, interagem entre si e habitam um determinado local, numa determinada épocas vão formar uma população.

Imagem: desenho representativo de duas populações.

No desenho acima nós temos duas populações distintas. Uma população de bodes vivendo de um lado do córrego e uma população de vacas vivendo do outro lado. Se por algum motivo essas duas populações passam a viver juntas nós vamos ter outro nível de organização. Agora ao invés de duas populações teremos uma comunidade. A definição de comunidade é, portanto, o conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo uns com os outros numa determinada região geográfica, num espaço de tempo.

Imagem: desenho representativo de uma comunidade

Além de interagir entre si, esses indivíduos também interagem com os fatores do meio em que vivem, como a luz, o ar e a água, por exemplo. Essa interação entre os seres vivos (bióticos) e os fatores físicos (abióticos) do ambiente forma um ecossistema.

Os biomas são áreas que possuem ecossistemas variados e que apresentam uma similaridade entre seus fatores: vegetacionais, climáticos, hidrológicos, etc.

Imagem: distribuição dos Biomas no mundo || Fonte: Google imagens

E o conjunto de todos de todos os biomas vai formar o mais elevado nível de organização dos seres vivos: a biosfera.

R$ 40 / h
Diego T.
Vitória / ES
Diego T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia para Vestibular Biologia para ENEM Biologia para Ensino Fundamental
Graduação: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (FAESA)
Aulas de Ciências e Biologia para ensino fundamental e médio
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil