Atualização do Marketing do 3.0 para o 4.0

Como você está divulgando sua empresa ou seus negócios? Está tendo resultados favoráveis ou suas vendas estão fracas?

Marketing Planejamento De Marketing Princípios do Marketing Gestão Marcas Técnicas de Marketing Branding Marketing Digital Marketing Pessoal
Atualização do Marketing do 3.0 para o 4.0
Jardel J.
em 14 de Agosto de 2019

O Marketing vem sendo aplicado a milhares de anos para que tudo ocorra bem com os propósitos.

Como assim milhares de anos?

Para responder essa pequena pergunta, me permita falar o que é Marketing.

De acordo com a AMA (American Marketing Association), 

“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Sendo assim, Marketing nada mais é que a "forma" como os produtos e serviços são criados, valorizados e distribuidos na sociedade.

Esse assunto é muito longo, o que não é esse meu objetivo, e sim minimizar o máximo possível para que você entenda.

Vamos direto ao Marketing 3.0.

Entre os anos de 1925 a 1950, a produção era enorme e fazia com que os estoque não diminuíssem, pois era produzido muito mais que se vendia. Assim começaram a criar estratégias de publicidade para vender seus estoques acumulados. Porém com o surgimento dos concorrentes, seus estoques ficaram ainda mais parados.

Foi então percebido que as pessoas compravam não apenas por ser um produto no qual precisavam, e sim, para satisfazer seu intelecto emocional. Afinal os clientes são "seres-humanos" que tem sentimentos, desejos e emoções, que devem ser satisfeitos.

Aí que entra o Marketing 3.0, que é voltado ao ser-humano. Assim as estratégias de vendas eram baseadas nos valores, objetivos e missões das empresas.

É a era no qual as empresas mostravam que estam preocupados com os sentimentos e tentavam resolver os problemas das pessoas. Como veremos na imagem abaixo:

Coca Cola nos anos 1950

Nessa imagem vemos que a Coca Cola estava preocupada na utilização do seu produto por parte dos clientes e não apenas na venda dos mesmos. Queriam mostrar ao público que com seu produto podia se reunir com seus amigos e ter uma melhor socialização.

Porém com o passar do tempo, foi surgindo várias tecnologias novas, até o advento da internet. Aí tudo mudou, realmente os costumes da população se transformou de forma muito rápida, o que surgiu também as mudanças nas vendas. E as empresas que não se adaptaram aos novos formatos, perderam muito mercado e várias até fecharam suas portas.

Vamos agora ao Marketing 4.0

 O ser humano sempre teve muita necessidade de comunicação. E até os anos 1980, a comunicação era totalmente limitada a nossos amigos, colegas e parentes, pois o acesso a outras pessoas era muito dificultoso. 

Nos começo dos anos 1990, a internet começou a se popularizar, junto com as vendas dos PC´s (Personal Computers ou Computadores Pessoais). Assim a internet começou a se alastrar como pólvora. Atualmente é super comum encontrarmos pessoas com seus smarphones "grugados" na mão.

Resumindo.... hoje as pessoas tem a possibilidade gigantesca de pesquisar muito antes de efetuar uma compra. 

Sendo assim, as empresas que não estão na internet, ou as que prestam um serviço de baixa qualidade, facilmente são "categorizadas" na internet como empresas não confiáveis.

Por exemplo, temos acesso ao site RECLAME AQUI onde pode-se consultar as empresas que tem melhores classificações e assim tomar atitudes de compras mais corretas. Também temos os sites de busca de produtos e preços como o BUSCAPÉ, onde você pode consultar os preços e assim pagar pelo mesmo produto, menos dinheiro.

Então... o Marketing 4.0 veio com a necessidade do ser-humano de se relacionar com inúmeras pessoas ao redor do mundo em busca de novas informações. Assim empresas e profissionais com baixa índole, terão seus espaços cada vez menores.

Espero que esse pequeno texto tem lhe ajudado a conhecer o mercado e também espero que seja útil para que você possa crescer em seu negócio, praticando as técnicas do Marketing 4.0. 

Caso queira conhecer mais profundamente essas técnicas, veja meus pacotes de aulas.

Quero muito fazer parte do seu crescimento de sucesso!

Urussanga / SC
Graduação: Marketing (Uniasselvi)
Marketing - Profissional Publicidade Marketing no Curso Superior Planejamento de Marketing Marketing Pessoal Gestão Marcas Propaganda
Professor com experiência em docência para Crianças, Jovens, Adultos e Terceria Idade com didática simples, objetiva e profunda.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Jardel J. Whatsapp do professor Jardel J. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil