Por que estudar Matemática?

Equações Geral Teoria dos Números Ensino Médio

Série - Por que estudar Matemática?

 

Você deve se perguntar isso o tempo todo e com certeza não está sozinho. Honestamente, eu mesmo me faço essa pergunta o tempo todo e a resposta não só é surpreendente como é uma maneira de ter certeza de que você está estudando da forma correta. Muito antes de pensar em números, fazer contas e decorar fórmulas a matemática é uma filosofia que facilita a resolver problemas e eu não me refiro aos problemas de lição de casa ou vestibular mas os problemas que nós humanos enfrentamos durante toda a nossa história. Nessa série de posts vou escolher alguns problemas para tentar mostar a verdadeira utilidade da Matemática. Vamos começar!

 

Post 1- Internet para todos!

 

Andando pela rua enquanto vocẽ lê suas mensagens no WhatsApp ou procura um Pokémon é comum encontrar alguns lugares que o sinal de celular simplesmente some e você caminha de um lado para o outro como um caça fantasma lendo seu PKE à procura de fantasmas. O que está acontecendo? Como as companhias de celular poderiam resolver esse problema? Para entender melhor suponha que você está num lago e lance uma pedra, o que você espera ver é algo como isso:

 

Encontre o professor particular perfeito

Ondas na água

 

 Nada de especial, mas suponha que existe uma pedra no meio do caminho. Faça um experimento! Pegue uma panela de água, coloque algum corante para facilitar a visualização e lance uma pedrinha, você vai ver algo semelhante à imagem acima, agora coloque alguma coisa para dividir a panela e jogue novamente a pedra, você deve ver algo assim:

 

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Ondas com obstáculo

 

Se você prestar atençao, atrás do objeto quase não tem ondas, para melhorar o seu experimento coloque algum pó que não se dissolve na água facilmente (acho que maizena possivelmente funcione) .

 

O que isso tem haver com o problema de pegar Pokémons? Tudo! A internet chega no seu celular através de ondas de rádio e o exemplo da água ilustra bem o que acontece quando as ondas de rádio encontram uma barreira, note entretanto que para a água coisas sólidas como uma rocha ou uma árvore são barreiras óbvias mas para ondas de rádio muitas coisas podem interferir no caminho e bloquear a passagem ou reduzir a intensidade do sinal. Como então a operadora de celular pode garantir que todo mundo vai receber internet?

 

 A primeira resposta simples seria garantir de alguma forma que as ondas cheguem atrás do obstáculo e se você já brincou com espelhos antes podemos justamente fazer isso! Aqui vai outro experimento, um pouco mais complicado então vamos por partes:

- Pegue uma lanterna e uma caixa de papelão com tampa.

- Corte um pedaço de cartolina de forma a dividir a caixa em duas regiões distintas.

- Remova a tampa e separe a parte interna da caixa em duas regiões com a cartolina, use fita adesiva para te ajudar a prender a cartolina.

- Em cada um dos lados separados pela cartolina faça um buraco e num deles coloque uma lanterna e no outro o seu olho.

 

A cartolina deve bloquear quase toda a luz da lanterna, agora pegue um espelho e com a tampa aberta e a lanterna acesa mire o espelho na região escura, prenda com fita adesiva o espelho e feche tudo, refaça o experimento. O que você deve observar é que agora a região que estava escura está iluminada! Você deve ver uma versão menos épica de algo assim:

 

Reflexão laser

 

Essa solução então é perfeita! A menos do fato de que não é possível espalhar espelhos pela cidade...então o que fazer? Bem uma outra forma de no nosso experimento fazer chegar alguma luz do outro lado sem usar espelhos é usar uma fonte muito mais forte de luz e muito mais difusa, que se espalhe muito mais, a foto do laser acima é justamente o inverso de uma fonte difusa.

 

O que aprendemos então? Precisamos colocar a antena de celular em uma região com o menor número de obstáculos possíveis, ela precisa ser suficientemente forte e espalhar bem as ondas de rádio, entendeu? Posicionamento, potência e campo de visão! Essa regra inclusive funciona para escolher o seu próximo roteador wifi!

 

Conclusão

 

Em momento algum eu falei de números, fórmulas, ângulos de triângulo, equações de segundo-grau, nada disso e por um motivo muito simples, essas coisas não são matemática. A matemática de verdade é uma forma de organizar os pensamentos, nós tínhamos um problema "o sinal de celular some em alguns locais", nós tentamos simplifica-lo, olhamos outros fenômenos na natureza que se comportam igualmente e são mais fáceis de controlar e entender, fizemos testes e chegamos a uma conclusão que resolveu o problema. ISSO é matemática! Ela é de longe a primeira, mais fácil e mais importante ferramenta que te dá o poder de resolver e saber pensar sobre qualquer dificuldade que você venha a encontrar!

 

Abs!

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo