Por que estudar Matemática?
Por: Everton C.
03 de Novembro de 2016

Por que estudar Matemática?

Matemática EM Equações Contas Números ESSA PO

Série - Por que estudar Matemática?

 

Você deve se perguntar isso o tempo todo e com certeza não está sozinho. Honestamente, eu mesmo me faço essa pergunta o tempo todo e a resposta não só é surpreendente como é uma maneira de ter certeza de que você está estudando da forma correta. Muito antes de pensar em números, fazer contas e decorar fórmulas a matemática é uma filosofia que facilita a resolver problemas e eu não me refiro aos problemas de lição de casa ou vestibular mas os problemas que nós humanos enfrentamos durante toda a nossa história. Nessa série de posts vou escolher alguns problemas para tentar mostar a verdadeira utilidade da Matemática. Vamos começar!

 

Post 1- Internet para todos!

 

Andando pela rua enquanto vocẽ lê suas mensagens no WhatsApp ou procura um Pokémon é comum encontrar alguns lugares que o sinal de celular simplesmente some e você caminha de um lado para o outro como um caça fantasma lendo seu PKE à procura de fantasmas. O que está acontecendo? Como as companhias de celular poderiam resolver esse problema? Para entender melhor suponha que você está num lago e lance uma pedra, o que você espera ver é algo como isso:

 

Ondas na água

 

 Nada de especial, mas suponha que existe uma pedra no meio do caminho. Faça um experimento! Pegue uma panela de água, coloque algum corante para facilitar a visualização e lance uma pedrinha, você vai ver algo semelhante à imagem acima, agora coloque alguma coisa para dividir a panela e jogue novamente a pedra, você deve ver algo assim:

 

Ondas com obstáculo

 

Se você prestar atençao, atrás do objeto quase não tem ondas, para melhorar o seu experimento coloque algum pó que não se dissolve na água facilmente (acho que maizena possivelmente funcione) .

 

O que isso tem haver com o problema de pegar Pokémons? Tudo! A internet chega no seu celular através de ondas de rádio e o exemplo da água ilustra bem o que acontece quando as ondas de rádio encontram uma barreira, note entretanto que para a água coisas sólidas como uma rocha ou uma árvore são barreiras óbvias mas para ondas de rádio muitas coisas podem interferir no caminho e bloquear a passagem ou reduzir a intensidade do sinal. Como então a operadora de celular pode garantir que todo mundo vai receber internet?

 

 A primeira resposta simples seria garantir de alguma forma que as ondas cheguem atrás do obstáculo e se você já brincou com espelhos antes podemos justamente fazer isso! Aqui vai outro experimento, um pouco mais complicado então vamos por partes:

- Pegue uma lanterna e uma caixa de papelão com tampa.

- Corte um pedaço de cartolina de forma a dividir a caixa em duas regiões distintas.

- Remova a tampa e separe a parte interna da caixa em duas regiões com a cartolina, use fita adesiva para te ajudar a prender a cartolina.

- Em cada um dos lados separados pela cartolina faça um buraco e num deles coloque uma lanterna e no outro o seu olho.

 

A cartolina deve bloquear quase toda a luz da lanterna, agora pegue um espelho e com a tampa aberta e a lanterna acesa mire o espelho na região escura, prenda com fita adesiva o espelho e feche tudo, refaça o experimento. O que você deve observar é que agora a região que estava escura está iluminada! Você deve ver uma versão menos épica de algo assim:

 

Reflexão laser

 

Essa solução então é perfeita! A menos do fato de que não é possível espalhar espelhos pela cidade...então o que fazer? Bem uma outra forma de no nosso experimento fazer chegar alguma luz do outro lado sem usar espelhos é usar uma fonte muito mais forte de luz e muito mais difusa, que se espalhe muito mais, a foto do laser acima é justamente o inverso de uma fonte difusa.

 

O que aprendemos então? Precisamos colocar a antena de celular em uma região com o menor número de obstáculos possíveis, ela precisa ser suficientemente forte e espalhar bem as ondas de rádio, entendeu? Posicionamento, potência e campo de visão! Essa regra inclusive funciona para escolher o seu próximo roteador wifi!

 

Conclusão

 

Em momento algum eu falei de números, fórmulas, ângulos de triângulo, equações de segundo-grau, nada disso e por um motivo muito simples, essas coisas não são matemática. A matemática de verdade é uma forma de organizar os pensamentos, nós tínhamos um problema "o sinal de celular some em alguns locais", nós tentamos simplifica-lo, olhamos outros fenômenos na natureza que se comportam igualmente e são mais fáceis de controlar e entender, fizemos testes e chegamos a uma conclusão que resolveu o problema. ISSO é matemática! Ela é de longe a primeira, mais fácil e mais importante ferramenta que te dá o poder de resolver e saber pensar sobre qualquer dificuldade que você venha a encontrar!

 

Abs!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil