Gregor Mendel: O Fera da Genética!
Por: Edison C.
31 de Julho de 2023

Gregor Mendel: O Fera da Genética!

Nesse texto, vou te contar de um cara que era bem de boa com plantas e acabou dando uma revolucionada na ciência! Ele mandou bem demais!

Biologia Genética

Vamos falar sobre Gregor Mendel, o sujeito responsável por revolucionar nossa compreensão da genética. Nascido lá em 1822, naquela época em que tudo era preto e branco, esse monge austríaco tinha uma mente brilhante.

A história do cara não começou com toda a pompa e circunstância. Ele veio de uma família pobre e foi parar numa escola monástica quando tinha 11 anos. Depois de virar padre, o Mendel achou que seria uma boa ideia sair por aí estudando o porquê de algumas plantas serem como são. Afinal de contas, quem não gosta de plantinhas de ervilha, né?

Durante uns oito anos, o Mendel se dedicou aos seus experimentos malucos com plantas de ervilha. Ele estudou um montão delas, tipo umas 29.000, e anotou tudo, meticulosamente, como um verdadeiro nerd. E adivinha só? Ele descobriu umas leis incríveis da genética!

Quem disse que cara feia é fome? Pro Mendel, é tudo genética!

A primeira lei dizia que certos traços dominam outros (bem autoritário, né?). A segunda lei era sobre como os genes se separam durante a reprodução das plantas. E a terceira lei dizia que diferentes traços são herdados de forma livre e desimpedida. O Mendel era um verdadeiro gênio!

Mas olha só, mesmo com todas essas descobertas incríveis, ninguém deu muita bola pro Mendel na época. Foi só mais tarde, quando um pessoal sacou a importância do trabalho dele, que ele foi reconhecido como o cara que revolucionou a genética moderna.

Hoje em dia, as leis do Mendel são a base de tudo o que sabemos sobre genética. Elas ajudam os cientistas a entenderem como os traços são herdados e têm impacto em coisas como medicina, agricultura e até mesmo em investigações forenses.

Então, é isso aí, o Gregor Mendel foi um verdadeiro pioneiro e deixou um legado bem bacana para a ciência.

R$ 40 / h
Edison C.
Santos / SP
Edison C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Zoologia Biologia para Fuvest Ecologia de Comunidades
Mestrado: Evolução e Diversidade (Universidade Federal do ABC)
Professor de música e biologia. Experiência regendo corais e bandas, cursinhos e afins.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil