Aulas online e Pandemia
Por: Elene B.
03 de Maio de 2020

Aulas online e Pandemia

Aulas online em tempos de pandemia: A Escola nunca mais será a mesma

Ciências Sociais Educação Atualidades

A educação presencial sempre foi a preferencial no nosso país. Para a maioria das pessoas, é a primeira opção quando se pensa em cursar um curso técnico ou realizar uma graduação. Estávamos habituados a uma rotina definida de ir assistir as aulas em um lugar físico. Para muitos, não se pensava em outra forma de adquirir ou ampliar seu conhecimento. Apesar do apego de fazer tudo pelo celular, ou seja, pagar contas, mandar mensagens, escutar música, etc, por meio dos aparelhos mobile, já não se via mais a maior parte das pessoas irem comprar um jornal, indo a uma loja comprar um cd ou mesmo indo comprar um livro. Embora uns poucos persistentes ainda fazem questão de comprar um material físico.

O mundo digital já vem no nosso cotidiano há um tempo. As aulas online não são nenhuma novidade. Mesmo assim, quando o assunto é estudar, a educação a distância encontra muita resistência. Mesmo com a disseminação das metodologias EAD, historicamente a educação ainda é pautada pela transmissão tradicional do conhecimento: com um professor em sala de aula, em horário e local determinado.

E de repente fomos pegos de surpresa: uma pandemia que nos afasta das salas de aulas tradicionais. E o ensino a distância ganha importância como solução emergencial. A suspensão de aulas para conter o avanço do coronavírus levou escolas e professores a manter a aprendizagem digital. Se antes, era só levantar a mão para perguntar ao professor, agora é necessário ativar o microfone e a câmara para conversar no ambiente virtual de aprendizagem.

Mesmo a distância, a participação do professor é central. Não afasta a figura do professor, o trabalho dos professores têm papel significativo para assegurar uma boa experiência. Nesse cenário, o site profes.com.br está presente para ajudar no seu aprendizado, por meio de aulas particulares é possível, tirar dúvidas, resolver lista de exercícios, revisões de textos, trabalhos escolares, enfim, aprender tudo o que quiser no conforto de sua casa.

Nenhuma escola será mais a mesma. Agora temos o desafio de nos adaptar a esta nova modalidade de ensino, pois a tendência é que após o fim do isolamento social a educação a distância permaneça como forma de complementação da aprendizagem.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 3 de maio de 2020

De fato, a educação a distancia veio para ficar e com a pandemia atual a educação remota está sendo incentivada por todas as escolas públicas ou privadas. Também em universidades e cursos preparatórios.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil