A felicidade como proposta de movimento

#Salmo 1

Teologia Exegese Bíblica
A felicidade como proposta de movimento
Eliabe S.
em 12 de Janeiro de 2021

A FELICIDADE COMO PROPOSTA DE MOVIMENTO

 

#Salmo1 

 

              Feliz o homem que não andou conforme o plano dos perversos, não se colocou de pé no caminho dos pecadores e não se sentou no assento dos zombadores. 

                     Pelo contrário, seu apreço é pela instrução do Senhor; dia e noite sussurra a instrução dele. 

                     Será como uma árvore plantada junto a canais de água, que dá seu fruto a seu tempo e cuja folhagem não murcha. Tudo que faz terá êxito. 

                     Não são assim os perversos; pelo contrário, são como o debulho que o vento dispersa. 

                     Por isso, os perversos não se levantarão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. 

                     Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; o caminho dos perversos, porém, perecerá. 

 

 

Reflexão 

 

             Este Salmo inicia-se com uma expressão que é o emblema da busca incansável do ser humano: a felicidade.  Ser feliz, na compreensão dos nossos conceitos, parece estar muito conectado com pontos de chegada, ou seja, os resultados de conquistas que ansiamos na existência. Porém, a medida que alcançamos nossos objetivos, o que de fato experimentamos são nossas insatisfações, ou melhor, infelicidade. 

                   Aqui o autor nos propõe outra dinâmica de interpretação da vida. O termo feliz, descrito nesse texto pelo autor, não é um adjetivo, mas um verbo, que sua raiz no hebraico significa andar (  rva ). No primeiro momento parece não ter nenhuma relação, porém, o exercício aqui é compreender que felicidade não é um lugar onde se chega, não são metas alcançadas; felicidade é um jeito de caminhar. Somos felizes a medida que caminhamos. 

                  Uma das maneiras pelas quais a felicidade faz parte da nossa caminhada, estar diretamente associado a nossa capacidade de dizermos não; é feliz quem aprendeu na trilha da vida a dizer não a certos planos, caminhos e assentos.  Felicidade é saborear escolhas, uma realidade que faz parte de nossa responsabilidade individual; o homem feliz nesse salmo inicia o processo da caminhada sozinho, decide sua vida na solidão de suas responsabilidades, frente a um grupo de perversos, pecadores e zombadores; até que o êxito de sua vida seja estar em comunidade; uma comunidade de justos. 

               Nosso desafio hoje, na empreitada da vida em sermos felizes, estar em não pararmos; minha proposta está em traduzirmos o início deste Salmo como: caminha feliz o homem…é feliz porque entendeu que a vida é feita de movimento. A primeira palavra do Salmo é feliz (andar), a última é perecer (parar), essa realidade antagônica que a vida nos propõe; paralisar ante as propostas destruidoras no caminho ou caminhar. 

                  Michel de Certeau escreveu: “É místico aquele ou aquela que não pode deixar de caminhar”; eu trocaria para ilustrar nossa reflexão, “místico” por “feliz”; “É feliz aquele ou aquela que não pode deixar de caminhar". 

 

Eliabe Simplicio 

Osasco / SP
Graduação: Teologia (Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP)
Novo Testamento Teologia - Trabalhos Acadêmicos Teologia - cristologia Religião Hermenêutica Exagese Bíblilca Vida e Espiritualidade
Professor com experiência na área de teologia, filosofia e literatura.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Eliabe S. Whatsapp do professor Eliabe S. Ver WhatsApp
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil