O melhor caminho para alguém aprender e conseguir manter uma fluência em Inglês, é o caminho que essa pessoa escolher!
É o caminho que tem mais a ver com os interesses pessoais ou profissionais, um hobby ou outras atividades, algo que seja possível manter a longo prazo.
O curso é só uma base, ser bilíngue é um estilo de vida, onde o inglês faz parte constante da rotina, e dessa forma a comunicação em inglês é sempre melhorada e nunca esquecida.
Pense bem quando perguntamos para alguém que é fluente no idioma, como essa pessoa aprendeu... a resposta pode até começar com um curso mas é sempre a experiência prática através do trabalho, da música, video game, de uma vivência no exterior, da leitura etc etc, que alavancou essa fluência.
Tenho certeza que voce nunca ouviu alguém dizer que aprendeu inglês fluente porque entrou e saiu mil vezes de cursos, não mantinha consistência na prática e ficou muitos anos sem usar, e daí olha só, ainda ficou na memória! isso simplesmente não existe.
Enquanto o idioma não fazer parte da vida de forma constante, sinto muito, mas o que resta é o infinito loop de aulas e cursos.
Atualmente alguém pode aprender inglês através de qualquer área que quiser e imaginar, pois está tudo 100% disponível online. Se organize para viver a sua vida bilíngue.
EC