Descrever sobre si mesmo pode ser bem fácil ou muito difícil. Logo, creio que minha maior virtude é ser educado e sempre sorrir para as pessoas, além de estar sempre disposto a ajudar, pois o trabalho árduo e focado vem à partir da educação e bom humor. Muitas vezes, por ser reservado, tenho dificuldade de interagir e partilhar minha opinião, porque, por experiência vejo que as pessoas têm suas opiniões e vivências e não gostam de ser flexível a ideias contrárias.
Trabalho como professor desde os 19 anos, então tenho 15 anos de experiência. No decorrer destes anos, encontrei diversos o…
Descrever sobre si mesmo pode ser bem fácil ou muito difícil. Logo, creio que minha maior virtude é ser educado e sempre sorrir para as pessoas, além de estar sempre disposto a ajudar, pois o trabalho árduo e focado vem à partir da educação e bom humor. Muitas vezes, por ser reservado, tenho dificuldade de interagir e partilhar minha opinião, porque, por experiência vejo que as pessoas têm suas opiniões e vivências e não gostam de ser flexível a ideias contrárias.
Trabalho como professor desde os 19 anos, então tenho 15 anos de experiência. No decorrer destes anos, encontrei diversos obstáculos, dentre eles relação pessoal com alunos e outros colegas (no âmbito de pensamento ideológico), até no desenvolvimento profissional. Minha formação profissional se deu na maior parte de modo autodidata. Sempre gostei de estudar a distância e sozinho, crendo que meu desenvolvimento e aprendizado é melhor assim.
Todavia, já trabalhei com o ensino infantil (jardim) até o EJA (ensino inclusivo de jovens e adultos), então, lecionei diferentes conteúdos de Língua Inglesa e Portuguesa. Ensinei em diversas instituições de ensino da rede públicas (Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio), e na rede particular de ensino (trabalhei com ensino Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2). Percebi que os modelos de currículos são os mesmo, porém, os objetivos são diferentes. Portanto, deve-se priorizar sempre o conhecimento, depois, seguir os objetivos conforme se é designado nas diferentes instituições.
Ao longo dos anos, obtive diversas experiências e manias. Com minha experiência tenho me aprimorado e unido o útil ao agradável, enxergando o aluno como prioridade de modo humanizado (pois sua realidade influi em seu aprendizado). Busco sempre aprender e trabalhar com o novo, aperfeiçoando-me com novas ferramentas e formações. Dentre as manias, há hábitos desde utilizar apostila física (hoje temos a digital em pdf) e a relação professor aluno (que mudou bastante logo após a pandemia), lembrando que os estudantes de hoje têm opiniões e formações diferentes, visto que a tecnologia mudou o modo cotidiano atual de pensar e agir.
Enfim, meu desenvolvimento profissional está longe de estar no final de uma grande travessia, no entanto, dei passos importantes para meus propósitos acadêmicos/profiss/ionais. Já no desenvolvimento profissional, trabalhar com diferentes idades, diferentes classes sociais, e diferentes crianças só me fez crer que: o ensino aprendizagem é padrão, quando o modo que se leciona é instigante!
Apesar de ter meu método próprio, pode-se dizer que é junção de vários saberes que constitui nossa metodologia de aula (lembrando que a aula a distância não é a mesma coisa de que presencial, mas deve-se aproximar o máximo possível!
Creio que devemos criar um pilar em com etapas do nosso aprendizado. Assim, rascunhamos o ponto de partido, o percurso e a chegada.
Dentre os métodos, não utilizo a ideia de um teórico somente, então gosto de utilizar como início as ideias de Piaget e Wallon. Na escolha de seus métodos em comum são: utilizar vivências pessoais para progressão do aluno (Piaget), e só podemos entender a atitude do aluno após conhecê-lo. Então, despertaremos uma aliança, e o estudante despertará sua autonomia (e o professor é somente a ponte da autonomia para o saber).
Métodos que creio que são importantes no decorrer das aulas: Metodologia tradicional - quando o aluno vai prestar vestibular ou concurso, a melhor coisa é aprender como se exigem; metodologia de Pesquisa - esta metodologia é voltada para quem quer buscar dados, analisá-los, por fim, chegar a uma respostas independente da sua opinião, somente atrás da verdade; metodologia Ativa - incentivar o aluno a aprender de modo que este pense que vai ensinar depois, pois não há maneira melhor de se aprender do que ensinando; por último, aula invertida - que consiste no aluno partilhar deste conhecimento que o professor aplica em sua aula, com a autonomia adquirida o estudante consegue desfrutar, ensinar e debater sobre o tema que lhe é proposto.
Enfim, o método não é seguido a risca, a não ser que o aluno peça e tenha algo em específico para se trabalhar. O modo que trabalho as aulas é específico de cada aluno e seu objetivo. Por isso é necessário que fique claro qual é seu ponto de partida e seu objetivo.
Peço que pense com carinho nas palavras que escrevi, e deixe eu partilhar desta oportunidade de crescimento nossa (sua em seu objetivo, minha como conhecimento empírico). Nas minhas aulas, eu necessito que passe a etapa de seu conhecimento, e qual é seu objetivo. Preciso que diga qual seria sua aula ideal.
Caso queira participar desta aula, estarei a disposição com uma gratuita. Assim podemos nos conhecer, partilhar de nossas experiências e nos desenvolvermos.
Escolhendo ter essa aula, peço que avalie, comente, e ajude-me a melhorar minhas aulas, meus métodos, e minhas escolhas. Assim, desfrute de todo o meu humilde conhecimento que tenho, e "help-me" a crescer.
+ Ler mais