Exercícios de História

Simulados e listas de exercícios de história criados pelos professores do Profes

Ver simulados
Foto de capa
Precisa aprender História? Confira meu perfil, te ajudarei a passar no ENEM: https://profes.com.br/raulfagundescocentino
Raul C. Raul - 20 exercícios
Foto de capa
Precisa aprender História? Sem desespero, se me contratar resolverei seu problema. Invista no seu futuro: https://profes.com.br/raulfagundescocentino
Raul C. Raul - 5 exercícios
Foto de capa
Eai meus amigos(as)(es) Niltão na área e ai vai uma pequena lista com questões de pré-história para testar o conhecimento de vocês.
Nilton M. Nilton - 8 exercícios
Foto de capa
1. (Ufrgs 2013) Durante o reinado de Hamurábi na Babilônia (1792 – 1750 a.C.), foi escrita uma relação de sentenças legais que, modernamente, é conhecida pelo nome de Código de Hamurábi. O objetivo da obra era a) estabelecer uma ordem constitucional para fundar o Estado imperial mesopotâmico. b) enaltecer a pessoa do rei, associando-a ao poder, à justiça e à sabedoria. c) proporcionar aos cidadãos do império um código legal universal e aplicável a todas as situações conflituosas. d) impor a lei do Talião como norma exclusiva para a ordem constitucional mesopotâmica. e) promover a igualdade jurídica entre todos os súditos do rei. 2. (G1 - utfpr 2013) Em relação à economia do Antigo Egito é correto afirmar que: a) por sua proximidade com o Mar Mediterrâneo era muito desenvolvido o comércio marítimo. b) o comércio de manufaturas egípcias abastecia outros povos do Mar Mediterrâneo. c) a agricultura dependia, em grande parte, das cheias do Rio Nilo. d) a criação de gado e a mineração eram os setores econômicos mais importantes. e) a agricultura, a mineração e o artesanato tinham a mesma importante econômica. 3. (Ufsm 2013) O mapa acima indica os diversos caminhos do povo hebreu na Antiguidade, destacando a migração de Ur para a Palestina (por volta de 1900 a.C.), a ida ao Egito (1700 a.C.), o Êxodo (1200 a.C.), a deportação para a Babilônia e o regresso à Palestina (século VI a.C.). A partir desses dados, pode-se inferir: a) O povo hebreu realizou trocas comerciais e culturais com o Egito e a Mesopotâmia, e essas trocas influíram na sua formação cultural e religiosa. b) Como se percebiam como “povo eleito por Deus”, os hebreus recusavam qualquer influência das culturas e das religiões dos povos do Oriente Médio. c) A força política e militar dos hebreus se impôs sobre os reinos do Oriente Médio, originando uma cultura e religião dominantes na região. d) As migrações dos povos da Antiguidade eram raras, devido às péssimas condições das estradas e à precariedade dos meios de transporte. e) As migrações de povos tornaram-se possíveis com as facilidades criadas pelas sociedades estatais no Egito e Mesopotâmia. 4. (Unesp 2013) [Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados. (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.) Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a a) internação de doentes e loucos em áreas rurais, onde deviam cuidar das plantações de algodão, cevada e sésamo. b) utilização de prisioneiros de guerra como artesãos ou pastores de grandes rebanhos de gado bovino e caprino. c) escravidão definitiva dos filhos mais velhos das famílias de camponeses, o que caracterizava o sistema econômico mesopotâmico como escravista. d) servidão por dívidas, que provocava a submissão total, pelo resto da vida, dos devedores aos credores. e) obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas. 5. (Uepb 2013) “As Itaquatiaras são gravuras feitas em rochas, pintadas ou não, que circundam leitos de rios. Há exemplares desta técnica em Pernambuco, tanto às margens do São Francisco como nos limites com a Paraíba.” (Antônio Clarindo Barbosa de Souza e Fábio Gutemberg R. B. Souza – História da Paraíba. EDUFCG p. 19) Assinale a alternativa correta: a) O sítio arqueológico do Ingá de Bacarmate abrange uma área de aproximadamente 82 hectares, sendo considerado o maior do Brasil b) As Itaquatiaras do Ingá são formadas por um só bloco de gnaisse, medindo aproximadamente 52 m de comprimento por 10 de largura. c) As gravuras do painel (Itaquatiárias do Ingá) representam exclusivamente figuras zoomorfas, não existindo presença de fitomorfos e antropomorfos. d) As Itaquatiaras mais famosas do Brasil são as do Ingá, na Paraíba, por serem únicas no mundo em sua forma, constituindo um enigma e desafio para os estudiosos da pré-história. e) A importância do sítio arqueológico do Ingá de Bacarmate se dá devido a ser o único do estado da Paraíba e por estar situado na região do Piemonte da Borborema, a 84 km de João Pessoa e 30 km de Campina Grande.
Ana S. Ana Maria - 0 exercícios
Foto de capa
Olá, galera! Estou montando uma listinha de Idade Média a partir das provas da Fuvest dos últimos dez anos. A prova referente ao ano de 2020 cobrou um conteúdo de peste negra, talvez cobre algo relacionado este ano novamente. Algumas questões apresentam texto, então chamo a atenção para uma interpretação cuidadosa das questões, ao mesmo tempo em que outras questões cobram um conhecimento memorizado mais explicitamente, sem texto, só pedindo alguma característica de algo como o feudalismo etc.
Rafael M. Rafael - 1 exercício
Foto de capa
Olá galera, estou montando uma lista de exercícios sobre Brasil imperial na FUVEST. A abordagem da Fuvest para Brasil imperial parece trazer alguma atenção para os âmbitos econômico, político e cultural, mais especificamente as questões da escravidão, independência, revoltas do período regencial, identidade nacional etc., então vale a pena revisar esses conteúdos para a prova que vocês quiserem fazer e para resolver essa lista, tá bom? Qualquer dúvida, podem me chamar! :)
Rafael M. Rafael - 8 exercícios
Foto de capa
Olá galera, montei essa lista de exercícios para pessoas interessadas em fazer o vestibular da Fuvest, em São Paulo, para ingressar na Universidade de São Paulo. As provas da Fuvest são bastante interpretativas e cobram do aluno muita atenção não apenas na leitura e interpretação de textos, imagens, gráficos etc. mas também um domínio razoável do conteúdo que cai em prova. Costumam cair outros temas na Fuvest, mas em Brasil colonial há uma predominância no que tange à economia e escravidão. A princípio pode assustar, mas vamos juntos, ok? Não deixe de revisar os conteúdos aprendidos em sala de aula para responder as questões. Se tiver dúvidas na resolução de exercícios, pode me chamar que eu ajudo! :)
Rafael M. Rafael - 8 exercícios
Foto de capa
Olá, galera! Montei esta lista de Brasil Colônia para ajudá-los com um tema que, no ENEM, apresenta diversas abordagens - escravidão, catolicização, genocídio, revoltas etc. - e, assim, exige que estudemos este período da história do Brasil por diferentes ângulos. Caso você tenha dúvida com as resoluções dos exercícios ou com conteúdo no geral, entra em contato comigo! Terei muito prazer em ajudar :)
Rafael M. Rafael - 8 exercícios
Foto de capa
Olá galera, eu selecionei alguns exercícios do ENEM de 2015 a 2019 que tratam sobre Idade Média, como vocês podem ver são exercícios que tratam sobretudo de Baixa Idade Média, e vocês podem perceber que todas tratam do cristianismo medieval, direta ou indiretamente, mostrando a importância de estudar este tema caso o foco seja fazer a prova do ENEM. Caso tenham dúvidas ou precisem de ajuda com a resolução do exercício, me deem um toque, tá bom? Pelo meu perfil posso ajudar com as dúvidas e, se vocês quiserem, aulas sobre esse período :)
Rafael M. Rafael - 8 exercícios
Foto de capa
Simulado de História para te treinar e te deixar fera em Vestibular, Enem e concursos.
Maurício A. Maurício - 11 exercícios
Foto de capa
Aqui, você encontrará exercícios de História (com ênfase em História do Direito), extraídos das mais recentes provas de concurso. Às quintas-feiras, novos exercícios serão postados neste espaço. Mas e os comentários? Corra pro meu Blog e eles estarão lá! Respondeu, leu o comentário, mas permanece com dúvidas? Mande mensagem e vamos conversar! Quer que eu poste e comente alguma questão em específico? Pode mandar mensagem também!
Monica F. Monica - 1 exercício
Foto de capa
Atividades para refletir sobre o papel da cultura e história dos povos indígenas no Brasil.
Rubens N. Rubens - 3 exercícios
Foto de capa
Questões sobre Grécia Antiga que caíram no vestibular da FUVEST nos últimos vinte anos.
Gustavo S. Gustavo Matsuo - 0 exercícios
Foto de capa
Exercícios baseados em uma prova de ensino fundamental, anos finais.
Guilherme M. Guilherme - 1 exercício
Foto de capa
Luciana P. Luciana - 8 exercícios
Listas de exatas
Listas de humanas
Listas de idiomas
Listas de informática
Listas de biológicas
Listas de comportamento
Listas de programação
Listas de artes
Listas de esportes
Listas de música
Listas de dança