Pedagogia Hospitalar
Foto de Fabiano S.
Por: Fabiano S.
13 de Março de 2018

Pedagogia Hospitalar

Pedagogia

O hospital para qualquer pessoa que está internada é "um ambiente pesado". Para a criança ou adolescente é ainda pior, devido a não estar em liberdade para brincar, passear, se divertir, estar na companhia dos amigos e ir à escola.
A criança ou adolescente internado por longo período para tratamento, ficam afastando do ambiente escolar, como consequência poder obter algum tipo de atraso ou prejuízo na aprendizagem. Há necessidade de profissionais da educação trabalhando dentro do ambiente hospitalar para suprir esta necessidade, é aí que o pedagogo se enquadra, pois, uma das várias áreas que a formação permite sua atuação é nos ambientes hospitalares.
Para isso, é importante o pedagogo se conhecer e ter a consciência da necessidade para além do conhecimento teórico e a prática didática do ambiente escolar.
Estudar, fazer curso, se capacitar para conhecer as adversidades causadas pelo tratamento ao aluno/paciente, adaptação de conteúdo e didática utilizando o espaço hospitalar de forma propiciar a aprendizagem, amenizando a percepção da falta do ambiente escolar dentro do ambiente hospitalar são essenciais.
Outra coisa, ter uma boa relação e colaboração mútua entre o pedagogo, família, equipe clínica e funcionários. Apesar de parecer algo óbvio, tanto a família, equipe clínica e funcionários estão envolvidos prioritariamente em buscar o restabelecimento da saúde da criança ou jovem, oferecendo resistência ou sem compreensão da importância para o não prejuízo escolar do paciente, vendo como algo que gera mais trabalho e desgaste para eles.
O pedagogo deve ter a sensibilidade de compreender que poderá haver atitude hostis por algumas dessas partes envolvidas com a criança, estar preparado para contornar, tendo em mente  que não será uma tarefa fácil.
O profissional que atua ou pretende atuar nesta área não apenas colabora para o ensino e aprendizagem formal, oferece um suporte e estimulo para a recuperação da saúde do paciente, e aos familiares que têm um desgaste emocional e psíquico por acompanhar o tratamento.

Autor: Fabiano Ely de Souza
Graduado em pedagogia, ilustrador/designer gráfico com experiencia em desenvolvimento de material didático e curso interativos de informática e profissionalizantes.

Fabiano S.
Fabiano S.
Ribeirão Preto / SP
Responde em 4 h e 26 min
1ª hora grátis
nota média
0
avaliações
R$ 40
por hora
Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia (AFARP-Ribeirão Preto)
Pedagogia - informática na sala de aula ( para gestores e professores), Pedagogia - TIC's, Pedagogia - História em Quadrinhos na Educação
Faça aula de Informática Geral, Pedagogia, Arte Digital

Aprenda sobre qualquer assunto