Pedagogia Hospitalar
Fabiano Ely de Souza
em 13 de Março de 2018

O hospital para qualquer pessoa que está internada é "um ambiente pesado". Para a criança ou adolescente é ainda pior, devido a não estar em liberdade para brincar, passear, se divertir, estar na companhia dos amigos e ir à escola.
A criança ou adolescente internado por longo período para tratamento, ficam afastando do ambiente escolar, como consequência poder obter algum tipo de atraso ou prejuízo na aprendizagem. Há necessidade de profissionais da educação trabalhando dentro do ambiente hospitalar para suprir esta necessidade, é aí que o pedagogo se enquadra, pois, uma das várias áreas que a formação permite sua atuação é nos ambientes hospitalares.
Para isso, é importante o pedagogo se conhecer e ter a consciência da necessidade para além do conhecimento teórico e a prática didática do ambiente escolar.
Estudar, fazer curso, se capacitar para conhecer as adversidades causadas pelo tratamento ao aluno/paciente, adaptação de conteúdo e didática utilizando o espaço hospitalar de forma propiciar a aprendizagem, amenizando a percepção da falta do ambiente escolar dentro do ambiente hospitalar são essenciais.
Outra coisa, ter uma boa relação e colaboração mútua entre o pedagogo, família, equipe clínica e funcionários. Apesar de parecer algo óbvio, tanto a família, equipe clínica e funcionários estão envolvidos prioritariamente em buscar o restabelecimento da saúde da criança ou jovem, oferecendo resistência ou sem compreensão da importância para o não prejuízo escolar do paciente, vendo como algo que gera mais trabalho e desgaste para eles.
O pedagogo deve ter a sensibilidade de compreender que poderá haver atitude hostis por algumas dessas partes envolvidas com a criança, estar preparado para contornar, tendo em mente  que não será uma tarefa fácil.
O profissional que atua ou pretende atuar nesta área não apenas colabora para o ensino e aprendizagem formal, oferece um suporte e estimulo para a recuperação da saúde do paciente, e aos familiares que têm um desgaste emocional e psíquico por acompanhar o tratamento.

Autor: Fabiano Ely de Souza
Graduado em pedagogia, ilustrador/designer gráfico com experiencia em desenvolvimento de material didático e curso interativos de informática e profissionalizantes.

Ribeirão Preto / SP
Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia (AFARP-Ribeirão Preto)
Oi, meu nome é Fabiano. Sou graduado em licenciatura plena em pedagogia.Trabalho a 20 anos utilizando a informática na área de criação como Designer Gráfico e Ilustrador manual e digital. Apaixonado por ilustração, criatividade, informática e ensinar. Isso me impulsionou a desenvolver uma metodologia com o foco no aluno para desenvolver de forma prática o conhecimento teórico, com utilização da tecnologia e informática. Respeitando a individualidade e buscando identificar a necessidade ou di ...
Pedagogia - História em Quadrinhos na Educação, Pedagogia - informática na sala de aula ( para gestores e professores), Pedagogia - TIC's, Internet (Navegação), Informática Geral - Redes Sociais, Microsoft Windows, E-Mail
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 35 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil