
Big One O Terremoto Desvatador na California

em 15 de Abril de 2025
Pessoal, tudo bem?
De cara, é importante, sobre esse assunto, considerarmos um conjunto de fatores que vão se somando para que possamos entendê-lo perfeitamente. Isso quer dizer que só é possível ter uma localização geográfica se for claro e entendido o assunto sobre as linhas imaginárias, ok? Vamos relembrá-las?
Paralelos e Meridianos:
A localização de um ponto na superfície é feita por meio do cruzamento de uma linha imaginária que circula a Terra na horizontal, no sentido leste-oeste, denominada paralelo, e outra no sentido vertical, norte-sul, denominada meridiano.
O principal paralelo, representando a linha horizontal de 0º, é a Linha do Equador, enquanto o principal meridiano, que é vertical e com 0º, é o Meridiano de Greenwich.
Dessa maneira, as linhas imaginárias trazem a possibilidade de ser marcado um ponto de referência, uma localização no planeta.
Latitude:
É a distância medida em graus (º) de um ponto da superfície da Terra em relação à Linha do Equador. Então, a variação da latitude acontecerá nos paralelos (variação norte-sul, de 0º a 90º).
Longitude:
É a distância medida em graus (º) de um ponto da superfície da Terra em relação à Meridiano de Greenwich. Então, a variação da latitude acontecerá nos meridianos (variação leste-oeste, de 0º a 180º).
Assim, com o cruzamento das linhas imaginárias e tendo pontos nelas dispostos, podemos localizar qualquer ponto no mundo com as coordenadas geográficas. Elas são o resultado do cruzamento entre um paralelo e um meridiano, dando um ponto em comum, registrado sempre na sequência latitude-longitude (ou, simplesmente, lat-long): um ponto sempre será, portanto, algum número localizado no Norte ou Sul e outro número localizado no Leste ou Oeste. Por exemplo, o ponto A nesta imagem tem como coordenada geográfica 20ºS, 60ºO, assim como o ponto B tem 40ºS e o ponto C tem 20ºS, 120ºL. Como o ponto B está em cima do Meridiano de Greenwich e ele representa a localização 0º, ele não é necessário aparecer na localização, pois fica subentendido que está sobre a linha de referência.
E então, muito fácil, não é?