Necessidade de Contar
Flávio D.
em 09 de Junho de 2014

Com os olhos voltados para uma sociedade estruturada como a nossa, na qual os números representam o alicerce, é difícil pensar no homem sem esse recurso.

Tente imaginar como seriam, em nossos dias, as relações sociais sem um sistema de contagem.  Pegue pequenos exemplos e analise:

Como seria a troca de mercadorias num supermercado?

De que forma funcionaria o nosso sistema de comunicações?

Qual seria a estrutura dos sistemas de energia?

Como perceber quando uma relação trabalho-remuneração, eventualmente, se transforma em sinônimo de explorado-explorador?

Esses poucos questionamentos nos deixam perceber que  quanto maior for a intensidade das relações sociais, mais complexos serão seus problemas; portanto, mais sofisticadas serão as contagens para solucioná-los.

O sistema de contagem usado hoje não surgiu como algo fabricado para posteriormente ser colocado em pratica.

A ideia de numeração foi sendo aperfeiçoada através dos seculos, à medida que aumentavam as necessidades do homem. Inicialmente, as pedras, os animais, os frutos e os seus próprios dedos ajudaram-no a formar pequenos grupos. Essas formações surgiram naturalmente, como é o caso dos grupos com cinco objetos, representados com dedos da mão. Ou com grupo de dez elementos, representados com dedos das duas mãos e lembrando a base de um sistema decimal.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil