Como abordar sua tese em um texto dissertativo argumentativo
Por: Gabriele T.
30 de Novembro de 2022

Como abordar sua tese em um texto dissertativo argumentativo

Aprenda estratégias de elaboração da tese do seu texto - problematização e responsabilização.

Redação Correção de redação Como fazer uma boa redação Aulas Particulares A distância Assuntos que mais caíram no ENEM Ensino Médio Redação Vestibular

 

A introdução é a vitrine da sua redação, portanto, nela deve ter a contextualização do seu tema (apresentação do problema) e o seu ponto de vista. Tal parte do texto precisa ser feita com muita atenção, tendo em vista que ela dá o norte para o leitor. É através dela que ele percebe o que você fará ao longo da redação, por isso tamanha importância. Dentro da introdução precisamos ter a tese, quie é o ponto de gvista de quem escreve. Eis duas estratégias para abordar o problema dado pelo vestibular. 

Os exemplos dados são referentes ao tema "Os desadfiosa da cuktura do cancelamento".

 

Problematização

A estratégia da problematização traz as consequências positivas ou negativas do problema social que está sendo abordado. É interessante trazer para o seu texto duas consequências, mas isso depende, pois pode não haver espaço físico para tantas informações. 

Exemplo

"A cultura do cancelamento mostra-se danosa por conta de suas consequências para os que sofrem injustamente dessa tentativa de disciplinarização, que podem ser tanto danos mentais, como ansiedade e depressão, quanto danos patrimoniais, como perda de patrocínios e de trabalhos artísticos. "

Nesse caso explorei as consequências negativas da cultura do cancelamento, mas também poderia mostrar os benefícios dessa cultura. 

 

Responsabilização 

A estratégia da responsabilização aponta para as causas. Quem ou o quê são/é os responsáveis por essa situação? Aqui, também é interessante trazer duas causas, mas como já dito, pode variar.

Exemplo:

"A problemática se dá por conta da fragilidade das leis que regem o espaço cibernético e a própria cultura punitivista enraizada em nossa sociedade."

Nesse excerto, eu problematizo não alguém ou alguma instituição, mas uma "coisa", as leis frágeis e uma cultura punitivista. A ideia é que tais teses sejam desdobradas ao longo dos parágrafos argumentativos.

 

Na próxima postagem abordarei as técnicas de contraste/confronto e de antecipação da proposta de intervenção, que podem ser muito úteis também para a construção de um bom texto. 

Para saber mais, confira:

 

R$ 60 / h
Gabriele T.
Brasília / DF
Gabriele T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Correção de Redação Como fazer uma Boa Redação Aulas de Reforço em Redação
Graduação: Licenciatura em Letras-Português (INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA )
Professora de português, redação e literatura. Vem aprender a escrever, interpretar e analisar melhor os textos!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil