PLANEJAMENTO: "UM MAL NECESSÁRIO"
Por: Genaina R.
30 de Março de 2017

PLANEJAMENTO: "UM MAL NECESSÁRIO"

Pedagogia
No post de hoje quero convidar você caro leitor a refletir comigo sobre a importância do planejamento de forma geral.
Conheço muitas pessoas e muitos profissionais, de diferentes áreas, que são avessos à planejamento. Creio que um pouco dessa rejeição esteja relacionada com a forma como o planejamento é tratado em nossos ambientes corporativos e acadêmicos. Normalmente o planejamento é visto como algo enfadonho e pouco ou nada produtivo. 
Celso Vasconcellos (http://www.celsovasconcellos.com.br/index_arquivos/Page592.htm) em um de seus textos sobre planejamento, defende  a necessidade e a importância do Planejamento no processo educativo. Como educadora não tenho dúvida sobre essa importância, como Administradora de Empresa e profissional de Recursos Humanos tenho vivenciado na prática o quanto a ausência de planejamento pode determinar o fracasso de tantos projetos.
O ser humano não tem consciência do quanto planejar faz toda a diferença na atividade humana, seja ela qual for. Até como donas de casa, sem planejamento de nossas rotinas, estamos fadadas à exaustão e a sensação de improdutividade e fracasso.
Mas planejar por planejar não nos levará a lugar nenhum. O planejamento precisa ter objetivos claros, e esses objetivos precisam ser factíveis e mensuráveis, pois isso nos trará "a alegria do dever cumprido". A certeza de que todo esforço e tempo dedicados valeram à pena. 
Seja qual for seu objetivo: comprar uma casa, trocar de carro, fazer um curso, casar, ter filhos, fazer uma viagem, aposentar-se ou realizar um projeto no trabalho, isso demandará investimentos e realizações de curto, médio e até longo prazo, por tanto, nada mais racional que planejar cada etapa do seu projeto de vida ou de trabalho.
Vasconcellos nos alerta que "que é preciso superar a adesão deslumbrada (que considera o planejamento como uma espécie de panaceia), ou a pura e simples rejeição (que considera-o como empulhação), compreendendo-o como prática humana contraditória, tendo lucidez de seus limites (constrangimentos naturais, sociais ou inconscientes, concepções equivocadas), mas também de suas potencialidades (tomada de consciência, elemento articulador da ação)."
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Mestrado: ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO (USM - Universidade São Marcos)
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