Algumas técnicas e vivências da Arte Cênica objetivam a educação em um sentido mais amplo, de estruturação do indivíduo a partir da criação de situações que permitem ampliar e orientar as capacidades de expressão de cada um. Nessa perspectiva, a noção de talento é questionada, deduzindo que todos são capazes de atuar desde que estejam dispostos ao trabalho prático de desdobramento de suas potencialidades. Assim, esta capacidade de atuação desenvolve-se tanto para o palco como para a vida.
O jogo dramático realizado com crianças e adolescentes torna-se um meio de liberação, descoberta e aceit…
Algumas técnicas e vivências da Arte Cênica objetivam a educação em um sentido mais amplo, de estruturação do indivíduo a partir da criação de situações que permitem ampliar e orientar as capacidades de expressão de cada um. Nessa perspectiva, a noção de talento é questionada, deduzindo que todos são capazes de atuar desde que estejam dispostos ao trabalho prático de desdobramento de suas potencialidades. Assim, esta capacidade de atuação desenvolve-se tanto para o palco como para a vida.
O jogo dramático realizado com crianças e adolescentes torna-se um meio de liberação, descoberta e aceitação de si próprio. No decorrer desta oficina, são trabalhadas as capacidades de relacionamento, imaginação, observação e percepção para, enfim, poder-se expressar individualmente e em grupo, de uma forma mais espontânea e consciente.
Os exercícios físicos não devem ser encarados como um divertimento ou uma tarefa. Não se deve iniciar exercícios, executá-los por algum tempo e depois esquecê-los. Os exercícios devem ser considerados sempre como um desafio estimulante. Todo mundo pode sempre esticar-se mais um pouco e saltar um pouco mais alto.
A comunicação sem dúvida é uma das armas principais de um bom profissional, e o teatro com suas inúmeras possibilidades, pode levar a expandir as habilidades de comunicação.
A proposta de uma aula diferenciada pode propiciar em nossos alunos uma sensação mais prazerosa. A imaginação ganha suporte e desta forma ganha mais força para ser exposta.
Os encontros reside no fato da busca de compreensão do corpo como forma de linguagem e uma sempre ativa possibilidade de expressão.
A prática educacional realizada em âmbito escolar deve ser um campo de constantes transformações, não somente aquelas pelas quais os alunos passam, mas também o modo de como o professor deve agir em busca de uma melhor maneira de transmitir o conhecimento que possui.
A autonomia é um estado almejado por muitos, nas mais diferenciadas esferas da sociedade, porém o número de indivíduos que a alcança de forma plena é reduzido. Detentores de autonomia gozam de um status de serem superiores, de terem atenção dobrada, de serem mais respeitados, e dependendo do caso, de até poderem ser admirados. Além de todos esses benefícios trazidos pela autonomia, ela também oferta a liberdade. Essa liberdade é proporcional ao grau de autonomia que se conquistou. À medida que a criança se desenvolve, tanto física quanto emocionalmente, vai se tornando capaz de fazer algumas coisas por si mesmas e vai adquirindo autonomia.
O teatro e a dança são a combinação de práticas que ajudam no desenvolvimento educacional dos alunos. A expressão corporal que é mostrada numa peça teatral engloba uma série de interpretações, ainda que o que está sendo apresentado contradiga o que aparenta, pois o importante é observar o seu desenrolar sem ter como única obrigação a compreensão da exibição da forma como se espera, pois a arte não tem amarras, nem limites.
No nosso cotidiano precisamos sempre ter um equilíbrio entre o racional e o emocional para lidar com situações e com pessoas totalmente diferentes. Na nossa vida por diversas vezes temos que “atuar” em diferentes papéis e improvisar “cenas” para sobrevivermos, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Será realizada atividades adaptadas de acordo com as necessidades individual de cada integrante da equipe, com aulas interativas e dinâmicas. Os encontros facilitam a aproximação e a aceitação de si e do próximo.
As aulas ajudam a integração do grupo, o reconhecimento das próprias emoções, facilita o aprendizado de como lidar com impulsos, exercita a flexibilidade, concentração e observação, o reconhecimento de características positivas e negativas, e a superação de limites.
O programa inclui montagem de esquetes, uma visita monitorada ao Teatro Guaíra e uma peça ao final do ano onde será apresentada na escola e ou no Teatro.
Os encontros são semanais, com duração de 2 horas, em horários pré-estabelecidos.