Onde eletromagnética vs onde mecânica
Guilherme Campos
em 09 de Outubro de 2018

Onda eletromagnética são ondas propagadas por variações periódicas simultâneas de intensidade de campo elétrico magnético que incluem ondas de rádio, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios-X e raios gama.

A perturbação na água é uma onda de superfície.

Uma onda mecânica é uma onda caracterizada pela oscilação da matéria e, portanto, transfere energia através de um meio. Enquanto as ondas podem se mover por longas distâncias, o movimento do meio de transmissão - o material - é limitado. Portanto, o material oscilante não se distancia de sua posição inicial de equilíbrio. Ondas mecânicas transportam energia. Essa energia se propaga na mesma direção da onda. Qualquer tipo de onda (mecânica ou eletromagnética) tem uma certa energia. Ondas mecânicas podem ser produzidas apenas em meios que possuam elasticidade e inércia.

Por esse motivo temos a luz e o calor do sol chegando na terra, mas não conseguimos ouvir o ruído das exploções que geram tanta luz e calor.

 

 

São Gonçalo / RJ
MBA: MBA em Engenharia de Manutenção (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
Olá meu nome é Guilherme Campos e tive experiencia como explicador durante a época da faculdades. Estou retornando agora para minha vocação de professor e explicador de exatas. Metodologia de estudo dirigido abordando a parte teórica com foco em resolução de exercícios e tempo para dúvidas. Ofereço a primeira aula gratuita para que possamos nos conhecer. Traga suas dúvidas e vamos começar :)
Física - Mecânica, Física - Eletromagnetismo, Física para Ensino Superior, Termodinâmica, Eletricidade, Física I, Cinemática
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil