Conceitos básicos de Contabilidade
Por: Guilherme A.
29 de Julho de 2019

Conceitos básicos de Contabilidade

Introdução ao balanço patrimonial

Administração Administração Financeira Ensino Superior Concurso

Um dos conceitos introdutórios para uma gestão de qualidade é saber como seus bens, direitos e obrigações estão se comportando e como este varia ao longo do tempo. Nenhum administrador pode se descuidar do que se tem e o que se deve. Um  dos indicadores disto é o balanço patrimonial. Há alguns conceitos básicos que pode ajudar a leitura de um balanço patrimonial.

Chamamos de ativo todos os recursos que a empresa tem e que geram fluxo de caixa positivo. Passivo é tudo que gera uma dívida. O ativo é dividido em bens e direitos.

Bens são ativos que representam algo que a empresa tem em posse. Pode ser um carro, um estoque ou a sua marca. O bem pode ser dividido em bens tangíveis e intangíveis. Bens tangíveis são os bens que pode se tocar. Um exemplo é o PC. Bens intangíveis são os bens que não podem servir tocados, mas representam valor para a empresa. São marcas, softwares ou mesmo o know-how da empresa. O ativo pode ser circulante, quando é executado em curto prazo, que realizamos em um ano no máximo, por exemplo o estoque. Pode ser de longo prazo, quando sua realização é maior que um ano, sendo estes divididos em ativos realizados a longo prazo e ativo permanente.

Direitos são como o próprio nome diz, situações em que há possibilidade de ganhos de bens e valores que não estão em posse da empresa. Um exemplo é a conta clientes. Os passivos são as obrigações que devem ser pagas. Pode ser passivos circulante s ou exigíveis a longo prazo. Por fim, há o patrimônio líquido, que é o que a empresa tem dos sócios e os lucros ,( ou prejuízos) que a empresa acumula.

Quando há um acréscimo no valor do ativo, diz se que há um débito e ao contrário se chama crédito. No passivo a empresa aumenta no crédito e diminui no débito. Um aumento na conta dos fornecedores é creditado, porém há um aumento no valor do ativo bens, pois subtende se que há uma compra de um bem, como aumenta o ativo, por ocasião de um aumento de bens, há o débito na conta.

R$ 40 / h
Guilherme A.
Campina do Monte Alegre / SP
Guilherme A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Aluno de Administração na UFSCar Lagoa do Sino no último ano de graduação, Ex- Fatec e Uninter.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil