Como estudar História
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Por: Guilherme M.
30 de Janeiro de 2018

Como estudar História

O método é apenas seu

História

O estudo de História pode ter várias utilidades. Saciar curiosidades. Responder a perguntas aparentemente insolucionáveis. Explicar acontecimentos. Dar sentido a algo, a algum acontecimento do passado ou do presente. Expandir a visão de mundo. Propiciar a vida saudável e mais racional. Dentre muitas outras dessas serventias, o estudo de História forma uma consciência de cidadania, de civilidade e da própria cultura. Além do mais, desenvolve as noções de tempo e espaço e a percepção de que há mais diferenças no mundo, e nas sociedades, do que igualdades. Ele e formador de nossa individualidade e, também, de nossa vida em conjunto. 

É nesse sentido que a História é ensinada nas escolas, contando histórias elaboradas a partir dos estudos sérios e comprometidos nas fontes, isto é, nos vestígios das ações humanas passadas. A História narra acontecimentos, mas também os explica. E, ao explicá-los, ela nos oferece um sentido para nossa identidade e nossa vida coletiva. Obviamente, a escola é uma formadora de saberes e práticas autorizadas pela sociedade. Não se ensina de tudo. Mas, ensina-se o que pode e abre-se janelas para novos questionamentos e descobertas. 

Por isso, o estudo da História nas escolas requer algumas habilidades. Podemos definir três delas: (i) Domínio de conceitos; (ii) Compreensão do processo histórico; (iii) Coerência argumentativa.

Pois bem, a primeira habilidade nós chamamos de "domínio dos conceitos históricos". Pense no conceito como uma "ideia", como a definição feita em palaras de qualquer coisa. É preciso ser capaz de sintetizar os termos mais fortes, mais relevantes e significativos. Para citar exemplos, alguns desses termos/conceitos são: tempo, espaço, idade, época, império, reino, poder, sociedade, comunidade, estrutura, feudalismo, movimentos, atuações, etc. Os conceitos são variados. Cada conteúdo escolar cobra a compreensão de seus respectivos conceitos. Para não ter dúvidas quanto a eles é sempre bom seguir um método tradicional. Neste caso, o método é: anotar o conceito e relacioná-lo com algumas informações específicas:

- é um período, um evento, uma ação específica?

- Quuando ele ocorreu, em que data, em que ano ou século?

- Qual pessoa ou qual grupo de pessoa protagonizou o evento?

 

Após ter compreendido o resumo do conceito, é possível entender uma explicação para ele. Neste caso, deve-se saber explicar por qual motivo ele teve início. Muitas vezes não há somente um motivo, mas muitos! Quando isso terminou? Neste caso, pode ser uma ação ou um evento/acontecimento. E, por fim, qual foi o resultado disso? Vou citar um exemplo: o feudalismo. O feudalismo, como conceito, ou seja, como ideia. O feudalismo pode ser entendido como um SISTEMA social e econômico. Nesse sentido, é um sistema, pois envolve várias partes conectadas entre si, formando uma dinâmica entre as ações das pessoas, com padrões e atividades cíclicas, além de ações variáveis. Esse sistema é social, pois é feito com base no comportamento das pessoas em conjunto, isto é, em sociedade. É econômico, pois envolve um modelo bem específico de produção do que a sociedade necessidade. Poderíamos definir mais aspectos dele. O feudalismo poderia ser visto como uma cultura em particular, também, ou seja, como um modo de vida. Enfim, há várias possibilidades de conceituação. Mas, fiquemos com a ideia resumida. 

Então, quando começou e quando terminou? Qual foi o resultado do feudalismo? É sempre bom lembrar que nós devemos responder com simplicidade, primeiro. Depois é que nós podemos tornar a resposta mais RICA, mais complexa. Portanto, o feudalismo teve início, mais ou menos, no século XI (9), ou seja, entre os anos 800 e 900. Aquele período marcava o fim de um império recentemente formado pelo Charles Magno, isto é, o império franco. Após sua morte, o império foi dividido em vários reinos e uma nova forma de viver se esplhava pela Europa (o continente) sob influência da CULTURA franca. Essa nova forma de viver tinha uma estrutura própria, que era a do feudalismo. Ela se desenvolveu, aumentou, chegou a outros povos e desencadeou em maior produção de alimentos. Isso levou às reformulações do modo de vida das pessoas, à expansão do comércio e ao surgimento de várias cidades. A vida urbana aumentou, portanto. Porém, o feudalismo era sistema que dependia da vida rural. Nesse sentido, a consequência do feudalismo, que foi o aumento da vida urbana, levou ao seu próprio fim, quando outro modo de vida surgiu.

Parece difícil. Mas, para compreender isso, é possível organizar os pontos mais importantes em tópicos.

Por fim, a coerência argumentativa signfica que o escritor deve ser capaz de se fazer entendido. Ele precisa ser claro. A objetivade, isto é, a escrita com frases curtas, ajuda muito. 

Neste artigo, nós observamos algumas necessidades do ensino de História nas escolas. À princípio pode ser difícil exercitar essas dicas. Mas, elas são importantes para organizar o pensamento e a consciência histórica. Além do mais, ninguém nasce com uma genialidade super poderosa! O aprendizado se faz aos poucos, no ritmo de cada um. Ao desenvolver esse método, será possível elaborar um próprio esquema de estudo. Afinal de contas, o ato de estudar é pessoal e cada um tem o jeito que melhor lhe apetece. Bons estudos!

Foto de Caroline S. Caroline S. há 5 anos

Muito bom material!!

Guilherme M. há 5 anos

Agradeço!

Abração.

Guilherme M.
Guilherme M.
Dourados / MS
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