Por muitos anos, eu queria aprender inglês. Então eu procurava um monte de vídeos sobre como aprendê-lo e eu ficava sobrecarregado com a enorme quantidade de informações jogadas em mim, o que me deixou confuso e desmotivado. Mas como eu persisti nessa jornada, acabei criando um método que se adequou tanto a mim que eu aprendi 5 idiomas com ele (E estou aprendendo o meu sexto!). Quero compartilhá-lo com você.
Passo 0: Tenha um método de memorização eficaz
Não importa quantas palavras você aprenda por dia. Se você não tiver um método de memorização eficaz, você vai esquecê-los e seu tempo terá sido desperdiçado com sucesso.
Para evitar isso, escolha um método de memorização que você mais goste, aqui estão algumas opções:
- Flashcards (Meu favorito)
- Mnemônicos
- Aprendizagem por categorias (como verbos, substantivos, animais, cores, etc)
- Imersão profunda
Passo 1: Expanda seu vocabulário
Agora que você tem seu método de memorização, você precisa expandir seu vocabulário.
Pense assim, uma língua é feita principalmente de palavras. Se você conhece muitas palavras, você entenderá a língua muito bem.
Mas aprender a dizer osteoporose em francês não será muito útil na sua vida diária, a menos que você tenha consultas frequentes com o seu médico francês. Portanto, concentre-se em aprender as 3000 ou 5000 palavras mais comuns da língua, que compõem cerca de 80% do uso diário dela.
Lembre-se de usar o método de memorização que você escolheu e aprender frases de exemplo para ver como essas palavras funcionam em diferentes contextos. Sem palavras isoladas, em!
Passo 2: Aprimore sua leitura (reading)
Claro, apenas conhecer as palavras não será suficiente para entender um idioma, você precisa entender como elas funcionam umas com as outras, então adquira o hábito de ler. Qualquer coisa serve:
- Livros
- Artigos
- Histórias em quadrinhos
- Webtoons
Passo 3. Aprimore sua compreensão oral (Listening)
Agora que você é o deus da leitura, você pode começar a assistir vídeos, filmes, séries, etc com legendas no idioma que você está aprendendo. Dessa forma, você estará lendo as palavras enquanto elas são pronunciadas, o que fará com que sua copreensão melhore muito mais rápido do que se você estivesse apenas assistindo sem legendas.
Passo 4: Aprimore sua fala e escrita (speaking e writing)
Agora que você é capaz de entender a língua muito bem, se expressar nela virá naturalmente.
Ainda assim, é bom você acelerar esse processo praticando suas habilidades de fala e escrita. E eu tenho um método muito bom para isso:
1. Tente falar no idioma
2. Se houver uma frase que você não conhece ou que não tem certeza se está falando corretamente, anote-a
3. Então, procure a maneira certa de dizer essas frases (você pode pedir a um amigo bilíngue seu para fazer isso ou você pode usar o Google tradutor (apesar de ter um má reputação, ele é muito bom para frases simples e até complexas as vezes))
4. Revise essas frases periodicamente (Um aplicativo/sistema de flashcards como o Anki é muito eficaz para isso)
Dessa forma, da próxima vez que você quiser dizer essa frase ou uma parecida, você vai se lembrar da frase que você anotou e o padrão de fala dela. Quanto mais padrões você conhecer, mais livremente você será capaz de se expressar na língua.
Conclusão
Tenha em mente que você pode fazer essas etapas simultaneamente, o que tornará o seu processo de aprendizado mais rápido.
Mas se você não quer se sentir sobrecarregado com tudo isso, faça como eu fiz e sempre faço: um passo de cada vez. Te garanto que você ficará fluente.
Lembre-se de que aprender um idioma deve ser uma jornada divertida e que você gosta. Então, apenas escolha um método que você gosta e continue com ele. Não importa o método, seja o meu ou outro, se você persistir pelo tempo suficiente, você poderá falar a língua que você sempre quis.
Te desejo o melhor!