4 passos para aprender um idioma
Por: Carlos H.
30 de Janeiro de 2023

4 passos para aprender um idioma

Inglês Básico Todos os níveis Aprendizado Reading Comprehension Listening Speaking Writing

Por muitos anos, eu queria aprender inglês. Então eu procurava um monte de vídeos sobre como aprendê-lo e eu ficava sobrecarregado com a enorme quantidade de informações jogadas em mim, o que me deixou confuso e desmotivado. Mas como eu persisti nessa jornada, acabei criando um método que se adequou tanto a mim que eu aprendi 5 idiomas com ele (E estou aprendendo o meu sexto!). Quero compartilhá-lo com você.

 

Passo 0: Tenha um método de memorização eficaz

Não importa quantas palavras você aprenda por dia. Se você não tiver um método de memorização eficaz, você vai esquecê-los e seu tempo terá sido desperdiçado com sucesso.

Para evitar isso, escolha um método de memorização que você mais goste, aqui estão algumas opções:

- Flashcards (Meu favorito)
- Mnemônicos
- Aprendizagem por categorias (como verbos, substantivos, animais, cores, etc)
- Imersão profunda

Passo 1: Expanda seu vocabulário

Agora que você tem seu método de memorização, você precisa expandir seu vocabulário.

Pense assim, uma língua é feita principalmente de palavras. Se você conhece muitas palavras, você entenderá a língua muito bem.

Mas aprender a dizer osteoporose em francês não será muito útil na sua vida diária, a menos que você tenha consultas frequentes com o seu médico francês. Portanto, concentre-se em aprender as 3000 ou 5000 palavras mais comuns da língua, que compõem cerca de 80% do uso diário dela. 

Lembre-se de usar o método de memorização que você escolheu e aprender frases de exemplo para ver como essas palavras funcionam em diferentes contextos. Sem palavras isoladas, em!

Passo 2: Aprimore sua leitura (reading)

Claro, apenas conhecer as palavras não será suficiente para entender um idioma, você precisa entender como elas funcionam umas com as outras, então adquira o hábito de ler. Qualquer coisa serve: 

- Livros
- Artigos
- Histórias em quadrinhos
- Webtoons

Passo 3. Aprimore sua compreensão oral (Listening)

Agora que você é o deus da leitura, você pode começar a assistir vídeos, filmes, séries, etc com legendas no idioma que você está aprendendo. Dessa forma, você estará lendo as palavras enquanto elas são pronunciadas, o que fará com que sua copreensão melhore muito mais rápido do que se você estivesse apenas assistindo sem legendas.

Passo 4: Aprimore sua fala e escrita (speaking e writing)

Agora que você é capaz de entender a língua muito bem, se expressar nela virá naturalmente.

Ainda assim, é bom você acelerar esse processo praticando suas habilidades de fala e escrita. E eu tenho um método muito bom para isso:

1. Tente falar no idioma

2. Se houver uma frase que você não conhece ou que não tem certeza se está falando corretamente, anote-a

3. Então, procure a maneira certa de dizer essas frases (você pode pedir a um amigo bilíngue seu para fazer isso ou você pode usar o Google tradutor (apesar de ter um má reputação, ele é muito bom para frases simples e até complexas as vezes))

4. Revise essas frases periodicamente (Um aplicativo/sistema de flashcards como o Anki é muito eficaz para isso)

Dessa forma, da próxima vez que você quiser dizer essa frase ou uma parecida, você vai se lembrar da frase que você anotou e o padrão de fala dela. Quanto mais padrões você conhecer, mais livremente você será capaz de se expressar na língua.

 

Conclusão

Tenha em mente que você pode fazer essas etapas simultaneamente, o que tornará o seu processo de aprendizado mais rápido.

Mas se você não quer se sentir sobrecarregado com tudo isso, faça como eu fiz e sempre faço: um passo de cada vez. Te garanto que você ficará fluente.

Lembre-se de que aprender um idioma deve ser uma jornada divertida e que você gosta. Então, apenas escolha um método que você gosta e continue com ele. Não importa o método, seja o meu ou outro, se você persistir pelo tempo suficiente, você poderá falar a língua que você sempre quis.

Te desejo o melhor!

 

 

R$ 40 / h
Carlos H.
Aracaju / SE
Carlos H.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Fluência Inglês para Iniciantes English Comprehension
Curso Técnico: Informática (Instituto Federal de Sergipe)
Falante de seis línguas. Comigo você será fluente na língua que quiser!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil