POR QUE O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO É BOM ?
Por: Hiroaki K.
17 de Dezembro de 2017

POR QUE O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO É BOM ?

Administração lean manufacturing

Por que em 2016 a TOYOTA lucrou mais que a Ford e a GM juntas? (Fonte: revista Fortune). Porque ela busca incansavelmente diminuir/eliminar os desperdícios, com respeito ao ser humano. Só que falar é fácil, difícil é praticar isso! Para mim, é um problema de atitude:

1- de todos terem a capacidade de ver detalhes (*) e

2- dos administradores (diretores, gerentes, supervisores) terem mais humildade praticando o respeito.

Na parte do respeito, os dirigentes, gerentes, supervisores devem aprender a ouvir os operadores, as pessoas que fazem as mesmas tarefas todos os dias.

Será que o engenheiro sabe executar mais que o operário?

Meu “guru” de Lean, o meu amigo Jairo Ramalho, falava nos treinamento de Lean que: “Engenheiro manda fazer, mas nunca fez!”. Não é sempre mas isso é verdade em muitos casos. Meu cunhado que era sargento da marinha falava: “ Navio só com praças consegue sair pelos mares, navio só com oficiais não sai do porto!”

Se quer que sua empresa pare de perder dinheiro, estude e pratique o Lean Manufacturing, cujos princípios podem ser aplicado na área da saúde, financeiras, bancos, comercio e serviços, pois em todos esses locais há DESPERDÍCIOS!

Um dos princípios fundamentais do Lean é ver os problemas no próprio local onde as atividades são executadas, no "gemba". Não na sala com ar condicionado onde muitos gerentes gostam de ficar. E no "gemba" , ao deparar com um problema, perguntar várias vezes "Por que?" e não ficar achando os culpados. Muitas vezes o sistema é o "culpado".  Isso é a parte do RESPEITO  ao ser humano.

(*): os ideogramas japoneses ("kanjis") exigem atenção aos detalhes. Um traço deve terminar abruptamente mas um outro deve ser suave. Vejam no exemplo abaixo, da palavra "KAIZEN" que significa "melhorar". Por isso vá ao "gemba" e fique enxergando onde há oportunidades de melhoria. Tudo isso eu posso explicar para você durante as minhas aulas de Lean.

 

R$ 50 / h
Hiroaki K.
Diadema / SP
Hiroaki K.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Venha estudar Coaching
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil