Por que os italianos falam alto?
Por: Ingrid M.
13 de Fevereiro de 2024

Por que os italianos falam alto?

Língua Italiana

Italiano Cultura Básico

Muitas pessoas se perguntam a razão pela qual os italianos falam alto e ainda existem outras que justificam o fato de falarem gritando por sua descendência italiana. Tenho certeza que você já escutou isso alguma vez e é uma afirmação muito comum sobre a língua italiana. Mas, afinal, por que os italianos falam alto? Analisemos essa questão do ponto de vista fonético.

A percepção de que os italianos falam alto ou “gritando” é resultado de um conjunto de fatores culturais e sociais, não propriamente uma característica fonética da língua italiana. Afinal, não existem evidências linguísticas ou fonéticas que comprovem que os italianos falam mais alto do que os outros falantes de outros idiomas.

Contudo, devemos notar que existem diferenças culturais que podem influenciar a percepção do volume da fala. A cultura italiana é cheia de expressão, gestos e “romântica”, as interações verbais podem parecer por vezes mais intensas e soar mais altas.

Mas, é claro que, vale analisar alguns fatores linguísticos que contribuem para essa percepção:

A melodia e as vogais

A língua italiana é conhecida por ter uma acentuação rítmica que pode soar musical aos ouvidos de quem não está acostumado. As palavras frequentemente têm sílabas acentuadas que criam um ritmo distintivo. Além disso, a entonação e a variação de altura nas sílabas são marcantes, ou seja, ao falar os italianos alteram frequentemente a altura da voz, contribuindo para a percepção da melodia.

Outro fator de destaque é as vogais serem geralmente pronunciadas de maneira clara e prolongada, a letra E, por exemplo, nunca soará como I, como acontece na língua portuguesa brasileira, será um longo e claro “É” ou “Ê”.

As consoantes duplas

Na língua italiana, vemos muitas palavras com consoantes duplas (le doppie), e ao pronunciá-las podemos perceber a ênfase que lhes é dada, esse fator também traz uma percepção melódica.

Gestos e emoção

Há quem diga que se prender as mãos de um italiano, ele não pode falar. Afinal, a cultura e língua italianas são dotadas de gestos e expressões singulares. O entusiasmo é frequentemente expresso através da voz e dos gestos, é uma característica do povo. Desde pequenos eles são introduzidos a esta forma rica de comunicação.

A expressividade, a emoção e o tom de voz, são fatores incríveis da língua italiana que fazem com que sintamos uma musicalidade e tenhamos uma percepção mais aguçada da altura da voz. Como dito anteriormente, não é puramente questão de volume, mas sim, de expressividade e emoção. Uma pessoa menos expressiva, por exemplo, fala “mais baixo” e gesticula menos.

Conclusão

Os italianos não gritam, são apenas mais expressivos que outras culturas. Ao afirmarmos que eles só falam gritando e imitar os gestos sem considerar os seus significados, estamos cometendo um preconceito não somente étnico, mas também linguístico.

Quanto a melodia, todas as línguas românicas ou românticas soam, para pessoas que se utilizam de idiomas de outras famílias linguísticas, como “música aos ouvidos”. A maneira como falamos e nos expressamos, faz com que exista essa percepção, mas é claro que, algumas línguas são mais melódicas que outras.

Veja mais: Post Original

R$ 45 / h
Ingrid M.
Piracicaba / SP
Ingrid M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Italiano Básico Italiano - Aulas de Italiano Italiano Nível Básico
Graduação: Ciências Contábeis (Escola de Engenharia de Piracicaba)
Apaixonada por idiomas! Professora de inglês, italiano e português para estrangeiros. Pronto para aprender?
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil