CURVA DE CALIBRAÇÃO #5
Por: Estatístico L.
02 de Dezembro de 2015

CURVA DE CALIBRAÇÃO #5

Estatística Regressão Linear Regressão Linear Simples

Motivação

7.1.1.1. A curva de calibração/resposta deve ser obtida a partir de 5 níveis de concentração, equidistante distribuídos (0,0 - 0,5 - 1,0 - 1,5 - 2,0 vezes o limite máximo de resíduo [LMR] / limite mínimo de desempenho requerido [LMDR]).
7.1.1.2. Cada ponto da curva deve ser ensaiado em pelo menos seis réplicas.
7.1.1.3. Três tipos de curvas de calibração/resposta devem ser elaborados:
i. Padrões de calibração em solução.
ii. Matriz branca fortificada com os padrões de calibração.
iii. Extrato da matriz branca fortificado com os padrões de calibração.
7.1.1.4. As replicatas de cada nível de concentração devem ser independentes ou repetições genuínas, e não somente repetições de leitura.
7.1.1.5. As medidas devem ser feitas em ordem aleatória, adotando-se os devidos cuidados para evitar contaminação cruzada.
7.1.1.6. As curvas de calibração não devem ser forçadas a passar pela origem.
7.1.1.7. Perfil sugerindo heteroscedasticidade significa que os dados da calibração são melhores se tratados por regressão ponderada.
7.1.1.8. Os intervalos de aceitação dos parâmetros da curva, faixa linear de trabalho, devem compreender os valores de LMR ou LMDR.
7.1.1.9. Na determinação dos demais parâmetros de validação (repetitividade, reprodutibilidade), assim como nas rotinas analíticas, os 5 pontos da curva resposta devem ser ensaiados em pelo menos três réplicas cada.

O item 7.1.1.10 trata da avaliação da linearidade e esta avaliação está descrita no conteúdo regressão linear simples. À partir do subitem ii, o conteúdo está descrito na seção análise resíduos. Nas demais seções deste conteúdo vamos aplicar os conceitos da regressão linear simples e fazer uma análise de diagnósticos através da análise dos resíduo.

  
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil