Análise de imagem
Por: Jacquelyne O.
21 de Janeiro de 2020

Análise de imagem

quadro: Negociantes de pele no Missouri de George Caleb Bingham

Pintura Geral

Nome: Jacquelyne Neves de Oliveira

RA: 0050061371

Turma: 4MA – dança

Atividade: Análise de imagem do quadro: Negociantes de pele no Missouri de George Caleb Bingham





No topo da imagem, temos o céu, que pelas cores claras como o branco, nos da a impressão de estar enevoado em uma manhã. No canto superior direito, temos mais nuvens, que dialogam com a água. No centro da imagem, temos um arbusto e logo a frente dele uma canoa de tronco de árvore que desliza o rio. Nesta canoa estão dois caçadores com uma raposa negra, que está amarrada na proa.

Esta é uma obra, pertencente ao estilo romântico, O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Neste período grandes acontecimentos influenciaram a arte, a revolução francesa que promovia o fim do antigo regime e a igualdade jurídica, foi um deles. 

Outra grande mudança neste período foi a revolução industrial que deu origem ao proletário e ao consumo, valorizando os bens materiais e dando importância ao tempo como organização da vida.

Os caçadores parecem estar em Oregon Trail que tem origem nas rotas descobertas por caçadores e comerciantes de peles no período de 1811 a 1840, e era apenas atravessável a pé ou a cavalo. Ao longo dos tempos as estradas foram tendo melhoramentos, foram estabelecidos meios de navegação ou pontes para a travessia de rios, o que tornava a viagem mais rápida e mais segura. Os caçadores, muitas vezes contratados pelos comerciantes de peles, seguiram todos os cursos de água possíveis buscando animais.

Nesta imagem podemos observar a técnica de esfumar, não tendo uma linha definida, característica pertencente também ao barroco. Outras características que podemos observar é o naturalismo, que está expressa na paisagem da natureza; o sublime e um fato histórico que foi o comercio de pele na região.
As cores utilizadas pelo artista, juntamente com a representação da água, passam a sensação de calma.

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil