Gramática do Português- Classes de Palavras
Jadson R.
em 08 de Fevereiro de 2015

  1. DEFINIÇÃO

     No estudo da Língua Portuguesa a Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. Isso quer dizer que esta parte do estudo das línguas se preocupa em explicar a estrutura das palavras, como formamos novas palavras e como classificamos essas palavras de acordo com características em comum. 

     A diferença da morfologia  e da sintaxe é que a primeira estuda as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. Como no exemplo:

 

"A carta foi escrita por mim"

 

- No exemplo acima pela morfologia analisariamos palavra por palavra : "a" Artigo, "carta" substantivo, " foi" verbo, "escrita" verbo, "por' preposição , "mim" pronome .

* Podemos observar no exemplo acima que as palavras são classificadas de acordo com características ou funções em comum. Podemos perceber , por exempo que a palavra carta é um substantivo porque dá nome a um objeto e porque é acompanhada do artigo a. Dessa mesma forma podemos classificar verbos, conjunções , adjetivos e todas as outras classes de acordo com essas caractéristicas mas, não se preocupe , em outra aula explicarei de forma melhor classe por classe. 

 

A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil