Biologia Celular para crianças
Por: Jéssica P.
20 de Maio de 2023

Biologia Celular para crianças

Como estimular a curiosidade das crianças com experimentos práticos.

Biologia Biologia celular Ciências

Introdução à biologia celular: Explicado de forma simples para uma criança

As crianças naturalmente são muito curiosas e sempre estão buscando explorar e entender o mundo ao seu redor. Nessa fase, podemos aproveitar toda essa energia e começar a introduzir o interesse pela ciência e como tudo pode estar relacionado em seu cotidiano. Pensando nisso, podemos elaborar atividades simples para estimular esse interesse e raciocínio dos pequenos.

Começe com uma pergunta:

"Você sabia que todos os seres vivos são feitos de pequenas unidades chamadas células? As células são como tijolinhos que formam nosso corpo e também o de outros animais, plantas e até mesmo dos microrganismos, como as bactérias.

As células são tão pequenas que não conseguimos vê-las a olho nu, mas elas são muito importantes! Cada uma delas tem uma função especial para ajudar os seres vivos a crescerem, a se moverem e funcionarem corretamente.

Dentro de cada tijolino (célula), há várias partes chamadas organelas. Imagine que essas organelas são como as partes de uma casa.

Por exemplo, temos o núcleo da célula, que é como o cérebro da célula. Ele guarda todas as informações importantes que a célula precisa para funcionar.

Também temos as mitocôndrias, que são como pequenas usinas de energia das células. Elas produzem energia para que nosso corpo possa fazer todas as suas atividades, como correr, brincar e pensar.

As células também têm uma membrana, que é como uma casinha que as protege. Essa membrana controla o que entra e sai da célula, assim como uma porta ou janela.

As células se juntam para formar tecidos, que depois formam órgãos, como o coração, pulmões, estômago e cérebro. Assim, todas as células trabalham juntas para fazer nosso corpo funcionar direitinho!

É muito legal pensar que todas as coisas vivas são feitas de células e que cada uma delas tem um trabalho importante. A biologia celular é a ciência que estuda essas células e como elas trabalham para manter os seres vivos saudáveis e felizes.

Agora você sabe um pouco mais sobre as células, esses tijolinhos que nos mantêm vivos e cheios de energia. A biologia celular é como uma grande aventura, cheia de descobertas incríveis!"

Demonstrando com experimento prático:

Para complementar a explicação anterior, você pode criar atividades experimentais para trazer ao mundo real os ensinamentos e consolidar o aprendizado.

Título: Observando as células vegetais com uma lupa.

Materiais necessários:

  1. Folha de planta fresca (por exemplo, uma folha de espinafre ou uma pétala de flor)
  2. Tesoura
  3. Água
  4. Lupa (de preferência com aumento de 10x ou mais)

Procedimento:

  1. Corte um pequeno pedaço da folha de planta com a tesoura.
  2. Coloque o pedaço da folha em uma superfície limpa e plana.
  3. Adicione algumas gotas de água na superfície do pedaço de folha para mantê-lo úmido.
  4. Segure a lupa com uma mão e posicione-a cerca de 5 a 10 centímetros acima do pedaço de folha.
  5. Observe a folha através da lupa, movendo-a para cima e para baixo para focar e explorar a amostra.

Observações importantes:

Enquanto observa a amostra através da lupa, explique para a criança que ela está vendo as células da planta em maior detalhe. Peça à criança para descrever o que ela está vendo e incentive-a a procurar por estruturas celulares, como membranas celulares e possíveis cloroplastos.

Comentários:

Após a observação, você pode discutir com a criança as características das células vegetais que foram vistas. Explique que as células são os blocos de construção de todos os seres vivos e que cada célula desempenha uma função específica para ajudar as plantas a crescerem e se desenvolverem. Incentive a criança a fazer perguntas sobre as células observadas e discuta a importância delas para as plantas e para a vida em geral.

Mesmo sem um microscópio, essa atividade permitirá que a criança observe as células vegetais de perto e comece a desenvolver uma compreensão sobre sua estrutura básica. Lembre-se de enfatizar a curiosidade científica e incentivar a criança a continuar explorando o mundo das células e da biologia.

 

R$ 50 / h
Jéssica P.
Belém / PA
Jéssica P.
2,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Fisiologia Humana Genética Virologia - Biologia
Graduação: Ciências Naturais (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Professora de ciências naturais, com experiência no desenvolvimento de método lógico e personalizado. Venha aprender a desenvolver seu potencial!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil