O Antigo Regime - 8° ano
Por: João C.
07 de Julho de 2023

O Antigo Regime - 8° ano

O Antigo Regime - Um Sistema de Exploração e Privilégios

História História Geral Ensino Fundamental

O Antigo Regime foi um sistema social, político e econômico que predominou na Europa antes das grandes transformações trazidas pelas revoluções e movimentos sociais. Caracterizado por uma estrutura hierárquica rígida, o Antigo Regime perpetuava a desigualdade, a opressão e a exploração de vastas parcelas da população.

Nesse sistema, a sociedade era dividida em três estamentos: o clero, a nobreza e o terceiro estado, formado pela grande maioria da população, composta por camponeses, trabalhadores urbanos e pequenos comerciantes. Enquanto o clero e a nobreza desfrutavam de privilégios e isenções de impostos, o terceiro estado era sobrecarregado com pesados tributos e sujeito a condições de vida precárias.

No Antigo Regime, o poder político estava concentrado nas mãos da monarquia absoluta, que governava sem prestar contas ao povo. A vontade e os direitos da população em geral eram suprimidos em favor dos interesses da nobreza e do clero. Essa estrutura injusta e opressiva criava um cenário propício para conflitos e revoltas, como as Revoluções Inglesas.

O Antigo Regime era também marcado pelo mercantilismo, uma política econômica que visava o enriquecimento do Estado por meio do controle do comércio e da exploração das colônias. Essa abordagem mercantilista privilegiava as potências colonizadoras em detrimento das colônias, como foi o caso do Brasil Colonial.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil