Renascimento Comercial e Urbano - 7° ano
Por: João C.
07 de Julho de 2023

Renascimento Comercial e Urbano - 7° ano

Renascimento Comercial e Urbano: Um Novo Impulso para a Economia e a Sociedade

História História Geral Ensino Fundamental

Durante a Idade Média, ocorreram transformações significativas na Europa que impulsionaram um período conhecido como Renascimento Comercial e Urbano. Neste texto, vamos explorar o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, as feiras e as rotas de comércio, bem como o surgimento das cidades e o papel da burguesia nesse contexto de crescimento econômico e social.

O Renascimento Comercial e Urbano foi marcado pelo aprimoramento das técnicas agrícolas, que levaram a um aumento na produção de alimentos. Novas práticas, como o uso de arados de ferro, a rotação de culturas e a introdução de novas plantas, como a batata, permitiram uma maior produtividade no campo. Essas melhorias na agricultura contribuíram para o crescimento populacional e a disponibilidade de excedentes que impulsionaram o comércio.

As feiras e as rotas de comércio foram fundamentais para o Renascimento Comercial. Grandes feiras, como a Feira de Champagne, na França, e a Feira de Flandres, na região dos Países Baixos, atraíam comerciantes de toda a Europa. Nessas feiras, produtos como especiarias, tecidos, metais preciosos e obras de arte eram negociados e trocados. Além disso, as rotas comerciais, como a Rota da Seda e as rotas marítimas, conectavam diferentes regiões e facilitavam o intercâmbio de mercadorias e ideias.

O crescimento do comércio e das atividades urbanas impulsionou o surgimento e a expansão das cidades. As cidades se tornaram centros comerciais e culturais, abrigando guildas de comerciantes e artesãos. A burguesia, composta por comerciantes e banqueiros, desempenhou um papel fundamental nesse contexto. A burguesia emergente acumulou riqueza e poder, desafiando o antigo sistema feudal e consolidando sua posição na sociedade.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil