O sistema ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) é a maior evolução recente de um Sistema de Vigilância de Tráfego Aéreo!

Automatic – está sempre ligado 24h, ou seja, não requer intervenção do operador.
Dependent – depende de dados providos pela aeronave para vigilância.
Surveillance – fornece dados de vigilância similares aos do radar secundário.
Broadcast – Transmite continuamente a posição da aeronave e outros dados para qualquer aeronave, ou estação terrestre equipada para receber os sinais ADS-B.

O ADS-B proporciona melhorias operacionais significativas em comparação aos tradicionais sistemas de Transponder (radar secundário), oferecendo maior consciência situacional para pilotos e controladores. As operações aéreas e em solo se tornam mais seguras devido à melhor precisão de monitoramento, com uma taxa de atualização de aproximadamente 0,5 segundos e informações sobre intenções.

Uma estação de vigilância ADS-B é muito mais simples do que as atuais estações de radar secundário ATCRBS (Air Traffic Control Radar Beacon System). Enquanto os sistemas ATCRBS utilizam grandes antenas rotativas e potentes amplificadores de RF, os sistemas ADS-B empregam uma antena pequena e um receptor compacto que pode ser segurado na palma da mão.

Para as funções cotidianas de Controle de Tráfego Aéreo, os sistemas ADS-B devem, eventualmente, substituir a maioria dos Radares de Vigilância de Superfície do mundo (SSR’s).

Com a popularização do GPS na década de 90, a aviação entrou em uma nova era, a Era da Navegação Global por Satélite, na qual a aplicação generalizada dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) e da Vigilância Automática Dependente – Radiodifusão (ADS-B) está provocando mudanças na gestão do tráfego aéreo global em uma escala que supera até mesmo a introdução do Radar, há mais de sessenta anos.

Além do ADS-B, existem também sistemas ADS-C, que se diferenciam pela forma de transmissão dos dados. Enquanto o ADS-B transmite informações que podem ser lidas por qualquer receptor compatível, o ADS-C usa um sistema de transmissão fechado, onde apenas os assinantes têm acesso às informações. Isso distingue o ADS-B (radiodifusão) do ADS-C (contrato). Os sistemas ADS-C utilizam comunicação via satélite para enviar ou retransmitir dados das aeronaves, e devido ao alto custo da comunicação via satélite, essa modalidade é feita apenas por contrato.

Porém, é importante ressaltar que o GPS é um sistema americano, o que significa que o radar primário e secundário continuará operando mesmo que o sistema de GPS seja desligado. Portanto, acredito que, por enquanto, não há como substituir completamente um pelo outro, e ambos continuarão a coexistir.

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