08 Desculpas para não fazer um curso de Excel
Por: José O.
19 de Abril de 2021

08 Desculpas para não fazer um curso de Excel

Será que alguma convence?

Excel Básico Intermediário Iniciantes Avançado Profissional Adultos Vba Solver Fórmulas Funçoes Gráficos Funções Avançadas Aprenda Excel Treinamento para empresas Macro Dashboards BI Treinamento In Company Tabela Dinâmica Planilhas Eletrônicas

Sou profissional da área de Logística há mais de 20 anos e durante todo esse tempo o EXCEL tem sido uma ferramenta essencial no desenvolvimento de meus projetos, tarefas e controles.

Desde 2018, comecei a atuar também como instrutor e consultor de Excel e durante esse período já me deparei com muitas situações e depoimentos reais que me levaram a escrever esse artigo.

Espero que seja útil para encorajar aqueles que ainda pensam não ser necessário saber EXCEL e outras ferramentas de BI tão cobradas pelas Empresas atualmente, ainda mais com o advento da pandemia que forçou muita gente a desenvolver novas habilidades para conseguir executar seu trabalho em Home Office.

  1. Não tenho tempo:

Talvez essa seja a menos convincente atualmente. Isso porque com as novas ferramentas disponíveis na internet, se o interessado não puder fazer aulas presenciais, boa parte dos consultores estão oferecendo treinamentos virtuais através de plataformas como o PROFES ou usando outros recursos virtuais com a mesma qualidade de um curso presencial, sem falar que caso nenhuma dessas metodologias agrade, a pessoa ainda pode adquirir um Curso no formato Online e por conta própria fazer as aulas a qualquer hora e lugar.

  1. Eu sou da área de HUMANAS, não gosto e não preciso trabalhar com cálculos e números:

Já ouvi essa fala várias vezes e fico me perguntando?

- Existe Advogado que não precise saber calcular o valor de uma causa ou indenização?

- Existe médico, dentista, psicólogo ou qualquer profissional da saúde que não necessite fazer uma boa gestão da sua clínica ou dos seus atendimentos?

  1. Meu estagiário ou assistente faz todas as planilhas pra mim, deixo tudo por conta dele(a):

Cuidado! De repente no dia que mais precisar de um relatório ou alguma informação importante, essa pessoa pode não estar presente ou a planilha pode estar bloqueada! E aí?

  1. Não preciso saber EXCEL, o sistema da Empresa me dá tudo que preciso:

NENHUM sistema é 100% perfeito. Falo isso porque já trabalhei com vários sistemas em grandes Empresas e praticamente todos os dias recebo solicitações de ajuda para montar ou melhorar algum relatório que foi gerado por sistemas poderosos, mas que não atendem totalmente a necessidade do usuário, isso para não falar na flexibilidade e versatilidade que o Excel dá ao profissional para trabalhar os dados de acordo com sua necessidade, coisa que os grandes ERP’s muitas vezes, por questões diversas NÃO PERMITEM!

  1. Não preciso aprender EXCEL, o POWER BI é a melhor ferramenta!

É um pensamento totalmente equivocado: São duas ferramentas maravilhosas e essenciais na vida de qualquer profissional atualmente, principalmente para aqueles que trabalham com análises de dados. E o mais importante: UMA NÃO SUBSTIUI A OUTRA, PELO CONTRÁRIO, ELAS SE COMPLETAM!

  1. Estou entrando no mercado agora não preciso do Excel no momento:

Alerta! Somente no BRASIL, 7 em cada 10 pequenas e médias empresas usam o Excel como uma das suas principais ferramentas de gestão, pense então se essas Empresas no momento de contratar um estagiário ou mesmo um menor aprendiz, entre vários candidatos com o mesmo perfil e igualdade de condições não vão dar preferência à alguém que já inicie sua vida profissional com esse conhecimento no currículo?

  1. Já sei o suficiente para a função que exerço hoje na Empresa onde trabalho:

Cuidado! As tecnologias estão evoluindo muito rapidamente hoje em dia e o profissional que NÃO SE RECICLAR ou ATUALIZAR seus conhecimentos, certamente será ultrapassado pelos que já dominam essas ferramentas de gestão e controle!

Além disso, conhecimento NÃO OCUPA espaço e precisamos estar SEMPRE EM EVOLUÇÃO!

  1. Não tenho recursos no momento e as aulas particulares são caras:

Muitos alunos ou contratantes de aulas particulares pensam ser caros os valores cobrados pelos professores por uma hora de aula. Claro que existem profissionais com diversos níveis de qualificação e esses cobram pelo preço que acham justo baseado em vários fatores, dentre eles o grau de ESPECIALIZAÇÃO desse profissional que obviamente teve que investir tempo e dinheiro para atingir esse nível. Então se o aluno quer contratar um profissional qualificado que realmente resolva sua necessidade, nada mais justo que pagar um preço compatível como o perfil desse profissional.

Porém, caso o interessado realmente não tenha condições de pagar pelo aprendizado, existem inúmeras opções gratuitas e com boa qualidade no mercado, basta saber escolher aquela que realmente atenda sua necessidade.

Poderia me estender e explorar muito mais esse assunto porque existem outros tantos motivos que as pessoas usam para não se qualificarem ou reciclarem seus conhecimentos, mas acredito que esses sejam os mais comuns.

Então, no meu entendimento são barreias que precisam ser quebradas para que os profissionais estejam cada vez mais qualificados e empregáveis nesse momento tão dificil pelo qual o mundo inteiro está passando.

Obrigado pela leitura!

José Antônio de Oliveira

R$ 60 / h
José O.
Belo Horizonte / MG
José O.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Automatizações em Excel Power Pivot em Excel Excel - Planilhas personalizadas
MBA: Gestão Estratégica de Projetos (FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS - UNA - B.HTE)
Profissional com mais de 20 anos atuando na área de logística. Aprenda custos logísticos, excel básico ao avançado, dashs, vba, power query e power bi
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil