Cangaço no Nordeste Brasileiro: Origens, Líderes e Legado
Por: José S.
19 de Dezembro de 2023

Cangaço no Nordeste Brasileiro: Origens, Líderes e Legado

Descubra a História do Cangaço, Movimento de Banditismo Social entre o Final do Século XIX e Início do Século XX no Brasil

História História Geral História do Brasil Ensino Fundamental Ensino Médio Reforço Escolar ENEM Vestibular Aulas Particulares Atualidades Assuntos que mais caíram no Enem Concurso Curso superior Profissional À distância Acompanhamento Escolar Aulas De Reforço Idade Média Antiga Ensino Fundamental II Ensino Fundamental I A domicílio Contemporânea

O cangaço foi um fenômeno marcante no nordeste brasileiro entre o final do século XIX e o início do século XX. Originado em meio a questões sociais, econômicas e políticas, o movimento cangaceiro era composto por grupos armados, liderados por figuras carismáticas, como Lampião, que desafiaram autoridades e fazendeiros poderosos.

Este fenômeno teve suas raízes na pobreza, seca, concentração de terras e na ausência do Estado em áreas remotas. Os cangaceiros vagavam pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, adotando um estilo de vida nômade e enfrentando conflitos com a polícia, realizando emboscadas e atacando fazendas e pequenas cidades.

As expedições militares do governo brasileiro foram tentativas de combater esse movimento, sendo a destruição do bando de Lampião, em 1938, um marco importante nesse confronto, ocorrido na Grota do Angico, em Sergipe.

O cangaço deixou um legado na cultura nordestina, sendo tema de obras literárias, filmes, músicas e manifestações artísticas que retratam a vida dos cangaceiros e suas histórias de luta e resistência.

Apesar da violência associada ao cangaço, sua história é vista por alguns como uma forma de resistência contra as desigualdades sociais e políticas da época, mostrando a complexidade desse fenômeno histórico no Brasil.

R$ 40 / h
José S.
Juara / MT
José S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História Antiga História - 7o Ano Brasil Colônia
Graduação: Gestão Comercial (Instituto Federal de Rondonia )
Professor de história com experiência em sala de aula com diversas matérias, com formações em outras área de negócio, ciências agrarias, concursado e
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil