Por: Josué S. 13 de Maio de 2023
5 dicas práticas para gerenciar sua carreira com eficiência:
Descubra as ferramentas ideais para estabelecer hábitos saudáveis e aumentar sua produtividade no trabalho.
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E aí, galera! Como estão? Espero que todos estejam firmes e fortes na corrida pela realização de seus objetivos profissionais. Falando em objetivos, vocês já leram o livro "Hábitos Atômicos"? Se ainda não, corre que ainda dá tempo!
O livro de James Clear é um verdadeiro guia para quem quer melhorar sua produtividade e alcançar seus objetivos de forma mais eficiente. E eu sei que todo mundo quer isso, né? Então, pegue seu caderninho e anote essas dicas incríveis para o gerenciamento de carreira baseadas em "Hábitos Atômicos". Fique atento: para cada dica fornecida, incluirei a proposta de duas ferramentas que podem ser utilizadas para "praticar" as dicas. Afinal, do que adianta ler e não praticar? Saber e não fazer é a mesma coisa que não saber, concorda? VAMOS LÁ:
1. Comece com hábitos pequenos
O grande segredo para formar hábitos é começar com pequenas ações. Quer correr uma maratona? Comece correndo 5 minutos por dia. Quer se tornar fluente em uma nova língua? Dedique 10 minutos diários para estudar vocabulário. E assim por diante. A ideia é quebrar o objetivo final em pequenas tarefas e ir aumentando a intensidade aos poucos.
- Ferramenta 1: Habit Tracker - Existem diversas opções de aplicativos de habit tracker, como o Loop Habit Tracker e o Streaks, que ajudam a acompanhar e registrar a evolução dos hábitos diários.
- Ferramenta 2: Pomodoro Timer - A técnica Pomodoro é uma ótima forma de começar com pequenas tarefas e manter o foco. Existem diversos aplicativos de Pomodoro Timer, como o Focus Keeper e o Tomato Timer.
2. Planeje seus dias com antecedência
Não é só de trabalho que vive o homem (ou a mulher, claro). Para ter um dia produtivo, é importante reservar um tempo para as atividades pessoais, como exercícios físicos, lazer e tempo com a família. Então, antes de dormir, reserve alguns minutos para planejar o dia seguinte, incluindo essas atividades. Assim, você consegue se organizar melhor e ter uma visão clara do que precisa ser feito.
- Ferramenta 1: Trello - O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que pode ser usada para planejar o dia a dia, com a criação de listas de tarefas e agendamento de atividades.
- Ferramenta 2: Google Agenda - O Google Agenda é uma ferramenta simples e eficiente para agendar compromissos, reunir informações de diferentes agendas e manter uma visão geral do dia a dia.
3. Tenha um espaço de trabalho organizado
Acredite: o ambiente em que você trabalha faz toda a diferença na sua produtividade. Por isso, é importante manter seu espaço de trabalho organizado e limpo. Além disso, é importante criar uma rotina de organização, para que as coisas não se acumulem ao longo do tempo.
- Ferramenta 1: Asana - O Asana é uma ferramenta de gestão de projetos que pode ser utilizada para organizar tarefas e projetos de forma colaborativa, mantendo o espaço de trabalho sempre organizado.
- Ferramenta 2: Evernote - O Evernote é uma ferramenta de anotações que permite organizar ideias, pensamentos e informações de forma simples e fácil de acessar, ajudando a manter um espaço de trabalho mais organizado.
4. Estabeleça metas realistas
Definir metas é fundamental para qualquer pessoa que queira alcançar o sucesso profissional. Mas é importante lembrar que essas metas precisam ser realistas. Não adianta querer ganhar um milhão de reais em um ano se você ainda está no início da carreira. É preciso ter consciência do seu nível de experiência e definir metas que estejam de acordo com a sua realidade.
- Ferramenta 1: SMART Goals - A técnica SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time-based) é uma forma estruturada de estabelecer metas realistas e alcançáveis, e pode ser aplicada com a ajuda de aplicativos como o GoalsOnTrack.
- Ferramenta 2: OKR - A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é uma forma de definir objetivos ambiciosos, porém realistas, e acompanhar a evolução deles de forma simples e visual, podendo ser aplicada com a ajuda de ferramentas como o Perdoo.
5. Aprenda com os erros
Por fim, lembre-se de que os erros fazem parte do processo de aprendizagem. Não fique desmotivado ou frustrado se algo não sair como o planejado. Em vez disso, analise o que deu errado e use essa experiência para melhorar e evitar que o erro se repita.
- Ferramenta 1: Reflectly - O Reflectly é um aplicativo de diário que permite refletir sobre o dia a dia, registrar experiências e aprender com os erros, ajudando a transformar as experiências negativas em aprendizados valiosos.
- Ferramenta 2: Feedback Loop - A técnica Feedback Loop é uma forma de obter feedback constante sobre o desempenho e usar essas informações para melhorar continuamente, podendo ser aplicada com a ajuda de aplicativos como o Coach.me.
E aí, gostaram das dicas? Colocando esses hábitos em prática, tenho certeza que vocês vão conseguir alcançar todos os seus objetivos profissionais. Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a trabalhar em direção ao seu sucesso!
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