Adivinhe o Número
Por: Josué S.
14 de Setembro de 2023

Adivinhe o Número

Usando Busca Binária em Python

Python Geral Básico Função funções Estruturas de decisão busca busca binária jogo Estrutura de dados computação programação geral

Você já se perguntou como a busca binária, um algoritmo frequentemente usado para encontrar um item em uma lista ordenada, poderia ser aplicada a um jogo de adivinhação de números? Neste artigo, exploraremos uma versão única e interessante desse algoritmo enquanto tentamos adivinhar um número secreto escolhido por você, o jogador. Prepare-se para embarcar nesta jornada de lógica e estratégia enquanto descobrimos como a busca binária pode ser uma abordagem eficiente para adivinhar números.

O Jogo de Adivinhação

Antes de mergulharmos na mecânica do algoritmo de busca binária, vamos definir o cenário do jogo. Você, como jogador, escolherá um número secreto entre 0 e 100. O desafio para nós, o programa Python que estamos prestes a criar, é adivinhar o número secreto com o menor número possível de tentativas. Cada vez que fizermos um palpite, você nos dirá se o número secreto é maior (M), menor (m) ou se acertamos em cheio (C). A partir dessas dicas, usaremos a busca binária para refinar nossos palpites e, eventualmente, adivinhar o número correto.

O Algoritmo de Busca Binária

A busca binária é um algoritmo eficiente para encontrar um valor em uma lista ordenada. Ela funciona dividindo repetidamente o espaço de busca pela metade, reduzindo o número de possibilidades pela metade a cada iteração. Vamos aplicar essa lógica ao nosso jogo.

O Código Python

Aqui está o código Python que implementa a busca binária para adivinhar o número secreto:

Este código define uma função busca_binaria que utiliza a busca binária para adivinhar o número secreto. O algoritmo começa com um intervalo de busca de 0 a 100 e, a cada iteração, divide esse intervalo pela metade com base na resposta do jogador.

Jogando o Jogo

Para jogar o jogo, você simplesmente precisa executar o código Python e seguir as instruções. Aqui está o código que inicia o jogo:

Conclusão

A busca binária é um algoritmo poderoso que pode ser aplicado de maneiras surpreendentes, como em um jogo de adivinhação de números. Este exemplo demonstra como a lógica da busca binária pode ajudar a reduzir o número de tentativas necessárias para adivinhar um número desconhecido. Experimente o jogo e veja como a busca binária pode ser uma ferramenta valiosa em sua caixa de ferramentas de programação.

Divirta-se jogando e explorando os encantos da busca binária!

Observação importante: você quer testar o código e não sabe como? Eu deixei um ambiente (fornecido gratuitamente pelo site replit.com) prontinho para você testar e "brincar" com o código apresentado no artigo: https://replit.com/@profjosue/BuscaBinaria

Grande abraço!

Já acessou e se inscreveu no meu canal do YouTube? Ainda não? Taí as informações:

 

 

 

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Programação em Python NumPy Python - OO Python - Geral
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil