Checkup Semanal
Por: Josué S.
28 de Abril de 2023

Checkup Semanal

Como estão os sinais vitais de sua carreira?

Coaching Autoconhecimento Autodesenvolvimento Coaching Educacional Life Coaching Desenvolvimento Humano Profissional Coaching Comportamental

Você já se perguntou como está a sua carreira atualmente?

Sabe me dizer se está no caminho certo para alcançar suas metas profissionais ou se está deixando passar oportunidades valiosas?

Monitorar continuamente (no mínimo, semanalmente) sua carreira é essencial para garantir que você esteja no caminho certo e progredindo em direção às suas metas. Se você quer aprender como monitorar sua carreira semanalmente de uma forma fácil e eficaz, este passo a passo é para você. Com este guia simples, você poderá avaliar regularmente seu desempenho profissional, identificar quaisquer desvios e ajustar seu curso para alcançar o sucesso desejado.

Não perca mais tempo deixando sua carreira à deriva - siga esses passos e comece a tomar o controle de sua trajetória profissional hoje mesmo.

O passo-a-passo que proponho pra você é sustentado por 3 aspectos importantes: TRANSPARÊNCIA, INSPEÇÃO e ADAPTAÇÃO.

Antes de te mostrar as orientações, respire fundo comigo e entenda estes 3 aspectos citados. Os pilares das metodologias ágeis - transparência, inspeção e adaptação - também são fundamentais para o monitoramento contínuo da carreira.

Transparência é como uma janela para a carreira - significa que todas as informações sobre o seu desempenho profissional devem estar acessíveis e claras para você e para os outros envolvidos. É importante ser honesto consigo mesmo sobre onde está atualmente em relação às suas metas profissionais e se está seguindo na direção certa. Da mesma forma, é essencial ser transparente com seus colegas de trabalho e gestores sobre seu progresso, desafios e necessidades de suporte.

Inspeção é como um espelho para a carreira - significa que você deve avaliar regularmente o seu desempenho profissional em relação às suas metas e indicadores de desempenho. É importante identificar desvios e problemas que possam surgir e analisar o que pode ser melhorado. A inspeção contínua permite que você corrija o curso e ajuste sua trajetória profissional para atingir suas metas.

Adaptação é como um GPS para a carreira - significa que você deve estar aberto a mudanças e ser capaz de se adaptar conforme necessário para alcançar suas metas profissionais. É importante estar disposto a ajustar sua estratégia e implementar as mudanças necessárias para manter-se no caminho certo. A adaptação permite que você evolua constantemente e se adapte a novas oportunidades ou desafios em sua carreira.

Assim como nas metodologias ágeis, os pilares de transparência, inspeção e adaptação são fundamentais para o sucesso na carreira. Ao seguir o passo a passo proposto para monitorar continuamente sua carreira, você estará colocando em prática esses pilares para garantir que esteja no caminho certo e progredindo em direção às suas metas profissionais.

PASSO-A-PASSO SEMANAL (que tal usar 1 dose por dia da semana!?!)

  1. Defina metas profissionais: O primeiro passo é definir metas profissionais SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido). Isso ajudará a manter o foco e a direção na carreira.
  2. Identifique os indicadores de desempenho: Identifique os indicadores de desempenho que serão monitorados semanalmente para avaliar o progresso em direção às metas profissionais. Isso pode incluir, por exemplo, o número de projetos concluídos, a satisfação do cliente ou do chefe, a aquisição de novas habilidades, entre outros.
  3. Programe um tempo semanal para monitoramento: Programe um horário semanal para avaliar o progresso em relação aos indicadores de desempenho. Isso pode ser feito em um dia e horário fixo para manter a consistência.
  4. Utilize um sistema de acompanhamento: Utilize um sistema de acompanhamento para registrar o progresso em relação aos indicadores de desempenho. Isso pode incluir uma planilha, um aplicativo ou um diário pessoal.
  5. Seja transparente sobre o progresso: Mantenha transparência sobre o progresso em relação às metas profissionais e aos indicadores de desempenho com os colegas de trabalho ou um mentor. Isso pode ajudar a receber feedbacks e sugestões.
  6. Faça uma inspeção constante: Faça uma inspeção constante do progresso em relação aos indicadores de desempenho e identifique quaisquer desvios ou problemas que possam impactar a realização das metas profissionais. Analise e avalie o que pode ser melhorado.
  7. Adapte-se de acordo com as descobertas: Com base nas descobertas da inspeção contínua, adapte-se e faça as mudanças necessárias para manter-se no caminho certo para atingir as metas profissionais.

Compartilhe comigo suas impressões e possíveis sugestões.

 

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Coaching de Vida Coaching Profissional Coaching Educacional
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil