Desvendando a Eficiência da Busca Binária
Por: Josué S.
14 de Setembro de 2023

Desvendando a Eficiência da Busca Binária

Como Adivinhar um Número Entre 0 e 100

Programação Geral programação Geral Lógica de Programação Algoritmos algoritmo Busca binária

Você já se viu em uma situação em que precisava adivinhar um número, mas não tinha ideia de por onde começar? Talvez alguém tenha escolhido um número entre 0 e 100, e você estava tentando descobrir qual era. A primeira ideia que muitos de nós têm é começar a chutar números, um por um, esperando acertar o alvo. Nesta abordagem (um por um), imagine se o desafio fosse descobrir um número entre 0 e 1.000.000? Pensou? Agora, deixa eu te contar uma coisa: existe uma abordagem muito mais eficiente para essa tarefa: a busca binária.

O Desafio da Adivinhação Convencional

Imagine que um amigo escolheu um número entre 0 e 100, e você deseja adivinhar qual é esse número. Se você começar a chutar números sequencialmente, como 1, 2, 3, 4 e assim por diante, pode demorar muito tempo até acertar o número correto. Na pior das hipóteses, você poderia levar até 100 tentativas para encontrar o número escolhido pelo seu amigo.

A Busca Binária: Uma Abordagem Inteligente

Agora, vamos considerar a busca binária. A ideia por trás da busca binária é dividir o espaço de busca ao meio a cada tentativa. Aqui está como ela funciona:

  1. Comece com um intervalo de 0 a 100.
  2. Chute o número que está exatamente no meio desse intervalo, que seria o número 50.
  3. Se o número escolhido por seu amigo for maior que 50, você agora sabe que ele está em algum lugar entre 51 e 100. Se for menor, você sabe que está entre 0 e 49.
  4. Repita o processo, dividindo o intervalo ao meio novamente e chutando o número do meio do novo intervalo.
  5. Continue dividindo e chutando até encontrar o número correto.

A grande vantagem da busca binária é que, a cada tentativa, você elimina metade das opções. Isso significa que, mesmo no pior cenário, você só precisaria de cerca de sete tentativas para adivinhar corretamente o número. Imagine a economia de tempo e esforço em comparação com a abordagem de chutar números sequencialmente!

Um Exemplo Prático

Vamos ver um exemplo prático usando a busca binária:

Se o número escolhido por seu amigo for 72, aqui está como a busca binária funcionaria:

  1. Comece com o intervalo de 0 a 100.
  2. Primeira tentativa: 50 (metade do intervalo). O número escolhido é maior que 50, então agora você sabe que está entre 51 e 100.
  3. Segunda tentativa: 75 (metade do novo intervalo). O número escolhido é menor que 75, então você sabe que está entre 51 e 74.
  4. Terceira tentativa: 63 (metade do novo intervalo). O número escolhido é maior que 63, então você sabe que está entre 64 e 74.
  5. Quarta tentativa: 69 (metade do novo intervalo). O número escolhido é maior que 69, então você sabe que está entre 70 e 74.
  6. Quinta tentativa: 72. Bingo! Você adivinhou corretamente o número em apenas cinco tentativas.

Conclusão

A busca binária é um conceito fundamental na ciência da computação e é uma técnica incrivelmente eficiente para adivinhar números ou encontrar itens em grandes conjuntos de dados. Portanto, da próxima vez que você se encontrar em uma situação em que precise adivinhar um número, lembre-se da busca binária e economize tempo e esforço. A programação também se beneficia desse algoritmo, tornando as pesquisas em grandes conjuntos de dados mais rápidas e eficientes. Portanto, dominar a busca binária é um passo importante para qualquer programador iniciante.

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Programação Geral - data science Programação Geral - ciência de dados Programação Geral Geral
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil