OOP com Python
Por: Josué S.
22 de Abril de 2023

OOP com Python

Una Persona de Class

Programação Orientada a Objetos Python Geral

E aí, galera! Hoje vamos falar sobre programação orientada a objetos em Python, e vamos usar um exemplo muito legal com Pessoas!

Antes de mais nada, precisamos entender o que são classes, objetos e instâncias. Calma, não é nada complicado! Vamos lá:

Uma classe é como se fosse um molde, uma receita de bolo, que define como um objeto deve ser criado. Nela, podemos definir atributos e métodos que serão compartilhados por todos os objetos criados a partir dessa classe.

Já um objeto é uma instância de uma classe. É como se fosse um exemplar daquele molde que criamos, com suas próprias características e valores.

E por fim, a instância é um objeto criado a partir de uma classe, ou seja, é um exemplar único e independente daquele molde que criamos.

Agora, vamos imaginar que precisamos criar uma classe de Pessoa em Python. Como seria? Podemos começar definindo os atributos que uma pessoa tem, como nome, idade, endereço, telefone, e-mail, etc. E depois, podemos definir métodos que podem ser aplicados a esses objetos, como por exemplo o método "falar", que pode imprimir na tela uma mensagem de saudação.

Vamos dar uma olhada em como isso ficaria em código:

Nesse exemplo, a classe Pessoa tem os atributos nome, idade, endereço, telefone e e-mail, e o método falar, que imprime uma mensagem na tela com o nome e idade da pessoa.

Agora, para criar uma instância dessa classe, podemos simplesmente fazer assim:

[ pessoa1 = Pessoa("Ana", 25, "Rua das Flores, 123", "(11) 99999-9999", "ana@gmail.com") ]

Aqui, criamos uma instância da classe Pessoa, atribuindo valores aos seus atributos. E se quisermos chamar o método falar dessa instância, é só fazer assim:

[ pessoa1.falar() ]

E pronto, o método falar é executado, imprimindo na tela a mensagem "Oi, meu nome é Ana e eu tenho 25 anos."

E aí, gostaram desse exemplo? Programação orientada a objetos pode ser muito útil em diversos tipos de projetos, e agora vocês já sabem como criar uma classe, um objeto e uma instância em Python!

Além do exemplo que eu mostrei anteriormente, existem muitas outras aplicações interessantes da programação orientada a objetos em Python, como por exemplo em jogos, aplicativos, sistemas de gestão e muito mais.

Se você quer testar o código que eu mostrei, uma opção é usar o Jupyter Notebook, que é uma ferramenta muito utilizada para análise de dados e programação em Python. Você pode baixar o Jupyter Notebook em https://jupyter.org/install e depois rodar o código diretamente na ferramenta.

Para explorar mais a fundo o assunto, existem muitos recursos disponíveis na internet. Um bom lugar para começar é a documentação oficial do Python, que possui uma seção inteira dedicada à programação orientada a objetos. Você pode acessá-la em https://docs.python.org/3/tutorial/classes.html.

Além disso, existem muitos tutoriais e cursos online que podem te ajudar a aprofundar seus conhecimentos em programação orientada a objetos em Python. Algumas opções são:

Com essas dicas, espero ter ajudado vocês a entenderem melhor o conceito de classes, objetos e instâncias em Python, e também a se aprofundarem mais nesse assunto tão importante para quem trabalha com programação.

Para mais conteúdos, acesse o canal do professor ==> https://www.youtube.com/@bagronezz

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 4 de maio de 2023

top ótimo conteúdo sobre Poo em Python. Gostei muito!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 05 de Maio de 2023

Fala, Lucas! Vc trabalha com alguma linguagem de programação? Obrigado pelo feedbak! Caso queira, pode sugerir novos tópicos. Abraço!!!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil