Que tal resolver mais um problema (se preferir, chame de desafio) envolvendo Python e POO (Programação Orientada a Objetos)?
Se aceitar o desafio, você deve criar uma classe para representar uma pessoa. Para não complicar muito, nós vamos armazenar apenas o nome e sobrenome de um fulano qualquer.
Sua tarefa, então, é implementar uma classe chamada Person com os seguintes métodos:
- __init__(self, first_name, last_name): este método cria uma instância de Person armazenando first_name em self.first_name e last_name em self.last_name.
- __str__(self, other): este método calcula a representação string (cadeia de caracteres) de uma pessoa. O formato desta string deve ser o first name seguido de um espaço e last name. Sempre que este método for chamado, queremos que todos os caracteres sejam minúsculos, exceto a primeira letra do first name (deve ser maiúsculo).
Exemplos de uso:
person = Person('bruno', 'LopeZ')
print(person)
Resultado: Bruno Lopez
person = Person('aNNa', 'martin')
print(person)
Resultado: Anna Martin
Instruções
- Defina uma classe chamada Person.
- Defina o método __init__() com três argumentos:
- self: a referência para a instância da classe.
- first_name: o primeiro nome da pessoa.
- last_name: o sobrenome (último) da pessoa.
- Implemente o método __init__() para armazenar first_name em self.first_name e last_name em self.last_name.
- Defina um método __str__() com um argumento:
- self: a referência para a instância da classe.
- Implemente o método __str__() para que ele retorne uma representação de string dessa pessoa. O formato dessa string deve ser o primeiro nome, seguido de um espaço e, em seguida, o sobrenome. Em cada nome, queremos que todos os caracteres sejam minúsculos, exceto o primeiro que deve ser maiúsculo.
Para testar sua solução:
- Crie uma instância da classe Person usando os argumentos "EmiLia" como first name e "GomEZ" como last name e atribua seu valor para a variável person.
- Imprima o valor de person. O resultado deve ser a string Emilia Gomez.
ATENÇÃO: criei um vídeo conversando com o ChatGPT para resolvermos juntos este desafio e comentando sobre outros aspectos. Tá curioso? Acesse o vídeo clicando neste link.