Python com Exemplos
Por: Josué S.
10 de Junho de 2023

Python com Exemplos

Desafio DOZE

Python Básico

Qualquer jornada de aprendizado em programação prevê uma série de desafios e exercícios que podem nos ajudam a aprimorar nossas habilidades. Neste artigo, fazendo parte de uma coleção de desafios, vamos apresentar um desafio para os iniciantes em programação e, em seguida, oferecer uma solução passo a passo. Então, se você está pronto para mergulhar na resolução de problemas de programação, vamos começar! Não se esqueça: vamos usar a linguagem de programação PYTHON.

Desafio:
Imagine a situação: você quer criar um programa simples que solicita ao usuário dois números e os apresenta em ordem crescente. Parece fácil, certo? Vamos ver se você consegue resolvê-lo! Antes de ver a solução, elabore seu algoritmo e use alguma dentre as opções abaixo para testar suas habilidades em Python:

Existem várias plataformas online gratuitas que permitem escrever e executar código Python diretamente no navegador, sem precisar configurar um ambiente de desenvolvimento local. As duas opções acima são muito populares. Aproveite essas ferramentas para testar o código e experimentar com diferentes valores de entrada.

Agora que você já tentou resolver o desafio (será que tentou mesmo, leitor espertinho??), apresento uma possível solução.

Solução:
Vamos abordar a solução desse desafio usando a linguagem de programação Python, que é amplamente utilizada e possui uma sintaxe simples para iniciantes.

Passo 1: Obter a entrada do usuário
Primeiro, precisamos solicitar ao usuário que insira dois números. Isso pode ser feito usando a função input(), que aguardará a entrada do usuário.

num1 = int(input("Digite o primeiro número: "))
num2 = int(input("Digite o segundo número: "))

No código acima, usamos a função int() para garantir que os valores digitados pelo usuário sejam tratados como números inteiros. Armazenamos esses números nas variáveis num1 e num2, respectivamente.

Passo 2: Comparar os números e exibir em ordem crescente
Agora que temos os dois números, precisamos compará-los e exibi-los em ordem crescente. Vamos usar uma estrutura de controle condicional if-else para isso.

if num1 > num2:                                         
    print("Os números em ordem crescente: ", num2, num1)
else:                                                   
    print("Os números em ordem crescente: ", num1, num2)

Nesse trecho de código, verificamos se num1 é maior que num2. Se essa condição for verdadeira, exibimos num2 primeiro e num1 em seguida. Caso contrário, exibimos num1 primeiro e num2 em seguida. Usamos a função print() para mostrar os números na ordem correta.

Conclusão:
E aí! Como você se saiu? O ideal é que você compare sua solução com o código fornecido por mim. Tente alterar o código para verificar o que acontece a partir destas alterações. Se não quer testar mais nada e acha que já é o bastante...PARABÉNS! Você concluiu com sucesso o desafio de ordenar números em ordem crescente. Através dessa pequena tarefa, você:

  • praticou o uso de entrada de um usuário
  • comparou valores
  • utilizou estrutura condicional

Pode parecer pouco, mas estes são conceitos fundamentais na programação e dominá-los abrirá caminho para desafios mais complexos.

Mais uma vez: a resolução deste desafio em Python é apenas uma das várias maneiras possíveis de resolver esse problema. À medida que você avança em seu aprendizado, você descobrirá diferentes abordagens e técnicas para resolver problemas de programação.

DICA

Varie os números de entrada: ao testar o código, não limite-se a apenas alguns números específicos. Experimente com diferentes combinações de números inteiros e observe como o programa os ordena corretamente. Testar casos diferentes ajuda a garantir que o código funcione corretamente em diferentes situações.

Espero que você tenha gostado deste desafio e tenha se sentido inspirado a continuar explorando a programação. Continue praticando, buscando novos desafios e expandindo seu conhecimento. O céu é o limite!

Divirta-se programando!

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Programação em Python NumPy Python - OO Python - Geral
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil