Python com EXEMPLOS
Por: Josué S.
16 de Junho de 2023

Python com EXEMPLOS

Desafio DOIS

Python Básico

Desafio de Cálculo com Python: Soma e Multiplicação

Introdução:
Se você está pronto para mais um desafio de programação, este artigo é para você! Em nossa série de desafios para iniciantes em programação, vamos explorar um problema que envolve cálculos simples com Python. Neste desafio, vamos pedir ao usuário que insira três números, somar os dois primeiros e multiplicar o resultado pelo terceiro. Vamos descobrir como resolver esse desafio passo a passo!

Desafio:
Imagine a seguinte situação: você deseja criar um programa que solicita ao usuário três números, soma os dois primeiros e, em seguida, multiplica o resultado pelo terceiro número. Parece um desafio interessante, certo? Vamos ver se você consegue resolvê-lo! Antes de ver a solução abaixo, recomendo que teste suas habilidades e tente resolver por conta própria (pode consultar a Internet, vai...rs rs). Nem precisa instalar nada no seu dispositivo, basta usar uma das opções a seguir:

  • Replit (https://replit.com)
  • Google Colab (https://colab.research.google.com)

Lembra? Essas são plataformas online gratuitas que permitem escrever e executar código Python diretamente no navegador, sem a necessidade de configurar um ambiente de desenvolvimento local. Aproveite essas ferramentas para testar o código e experimentar com diferentes valores de entrada.

Agora que você já tentou resolver o desafio, eu deixo você ver a solução (rs rs):

Solução:
Vamos abordar a solução desse desafio usando a linguagem de programação Python. Siga os passos abaixo para criar o programa:

Passo 1: Obter a entrada do usuário
Primeiro, precisamos solicitar ao usuário que digite três números. Podemos fazer isso usando a função input(), assim como fizemos nos desafios anteriores. Veja o código abaixo:

num1 = float(input("Digite o primeiro número: "))
num2 = float(input("Digite o segundo número: ")) 
num3 = float(input("Digite o terceiro número: "))


Nesse código, usamos a função float() para garantir que os valores digitados pelo usuário sejam tratados como números decimais. Armazenamos esses números nas variáveis num1, num2 e num3, respectivamente.

Passo 2: Realizar os cálculos
Agora que temos os três números, vamos somar os dois primeiros e multiplicar o resultado pelo terceiro número. Veja o código abaixo:

total = (num1 + num2) * num3

Nesse código, somamos num1 e num2, e depois multiplicamos o resultado por num3. O valor resultante é armazenado na variável total.

Passo 3: Exibir a resposta
Por fim, vamos exibir a resposta para o usuário. Utilizaremos novamente a função print(). Veja o código abaixo:

print("O resultado é", total)

Nesse código, a função print() exibe a mensagem "O resultado é" seguida pelo valor armazenado na variável total.

Conclusão:
Sua solução foi parecida? O importante é que a resposta seja a mesma, ainda que o "seu jeito" de programar usou passos diferentes. Não conseguiu? Parabéns do mesmo jeito! O legal é se você tentou concluir o desafio de criar um programa que solicita três números, soma os dois primeiros e multiplica o resultado pelo terceiro número. Com esse desafio, você teve a oportunidade de praticar a captura de entrada do usuário, realizar cálculos e exibir resultados usando Python.

Mais uma vez: lembre-se de que essa solução é apenas uma das várias maneiras possíveis de resolver esse problema. À medida que você avança em seu aprendizado, você descobrirá diferentes abordagens e técnicas para resolver problemas de programação.

Referência:
A maior parte dos exercícios apresentados neste blog foi adaptada do livro "Python By Example" de Nichola Lacey.

DICA PARA EXPLORAÇÃO ADICIONAL:
Varie os números de entrada: ao testar o código, não limite-se a apenas alguns números específicos. Experimente diferentes combinações de números e observe como o programa realiza os cálculos corretamente. Testar casos diferentes ajuda a garantir que o código funcione corretamente em diferentes situações.

Espero que você tenha gostado deste desafio e tenha se sentido inspirado a continuar explorando a programação. Continue praticando, buscando novos desafios e expandindo seu conhecimento. Até o próximo desafio!

Divirta-se programando!

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Programação em Python NumPy Python - OO Python - Geral
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil