Python com EXEMPLOS
Por: Josué S.
16 de Junho de 2023

Python com EXEMPLOS

Desafio TRÊS

Python Básico

Desafio de Conversão de Dias para Horas, Minutos e Segundos em Python

Introdução:

E aí, galera!!! Que bom ver vocês de novo, todo mundo animado para a quarta "edição" da nossa série de desafios para iniciantes em programação! Neste artigo, vamos abordar um desafio interessante que envolve conversão de dias para horas, minutos e segundos. Vamos explorar como resolver esse desafio passo a passo usando a linguagem de programação Python. Se você está animado(a) para aprimorar suas habilidades em programação, vamos começar!

Desafio: Imagine a seguinte situação: você precisa criar um programa que solicita ao usuário um número de dias e, em seguida, calcula e exibe quantas horas, minutos e segundos existem nesse número de dias. Parece um desafio estimulante, certo? Vamos ver se você consegue resolvê-lo! Antes de revelar a solução, você pode testar suas habilidades em Python usando uma das opções a seguir:

  1. Replit (https://replit.com)
  2. Google Colab (https://colab.research.google.com)

Essas são plataformas online gratuitas que permitem escrever e executar código Python diretamente no navegador, sem a necessidade de configurar um ambiente de desenvolvimento local. Aproveite essas ferramentas para testar o código e experimentar com diferentes valores de entrada.

ALERTA:  se você ainda não tentou resolver por conta própria...pô, não veja a solução ainda, vai...!!!

Solução: Vamos abordar a solução desse desafio usando a linguagem de programação Python. Siga os passos abaixo para criar o programa:

Passo 1: Obter a entrada do usuário

Primeiro, vamos solicitar ao usuário que digite um número de dias. Podemos fazer isso usando a função input() para capturar a entrada do usuário. Veja o código abaixo:

days = int(input("Digite o número de dias: "))

Nesse código, usamos a função int() para converter o valor digitado pelo usuário em um número inteiro. Armazenamos esse número na variável days.

Passo 2: Calcular as horas, minutos e segundos

Agora, vamos calcular o número equivalente de horas, minutos e segundos com base no número de dias fornecido pelo usuário. Veja o código abaixo:

hours = days * 24

minutes = hours * 60

seconds = minutes * 60

Nesse código, multiplicamos o valor em days por 24 para obter o número de horas, depois multiplicamos hours por 60 para obter o número de minutos e, por fim, multiplicamos minutes por 60 para obter o número de segundos. Os resultados são armazenados nas variáveis hours, minutes e seconds, respectivamente.

Passo 3: Exibir os resultados

Por fim, vamos exibir os resultados para o usuário usando a função print(). Veja o código abaixo:

print("Em", days, "dias, temos:")

print("Horas:", hours)

print("Minutos:", minutes)

print("Segundos:", seconds)

Nesse código, usamos a função print() para exibir as mensagens informativas seguidas dos valores calculados para horas, minutos e segundos.

Conclusão:

Como você se saiu? Restou dúvida ou restaram dúvidas? Entre em contato comigo!

Se você já se sente um programador profissional, PARABÉNS! Você concluiu o desafio de criar um programa que converte um número de dias em horas, minutos e segundos. Com esse desafio, você teve a oportunidade de praticar o uso de entrada de usuário, realizar cálculos e exibir resultados. Esses são conceitos fundamentais em programação que você deve dominar para enfrentar desafios mais complexos.

Lembre-se de que a solução apresentada é apenas uma das várias maneiras possíveis de resolver o problema. À medida que você continua sua jornada de aprendizado em programação, você descobrirá diferentes abordagens e técnicas para resolver problemas.

Referência: A maior parte dos exercícios apresentados neste blog foi adaptada do livro "Python By Example" de Nichola Lacey.

DICA: Varie os números de entrada: ao testar o código, não se limite a apenas alguns números específicos. Experimente diferentes valores para o número de dias e observe como o programa realiza os cálculos corretamente. Testar casos diferentes ajuda a garantir que o código funcione corretamente em diferentes situações.

Espero que você tenha gostado deste desafio e tenha se sentido inspirado(a) a continuar explorando a programação. Continue praticando, buscando novos desafios e expandindo seu conhecimento. O céu é o limite!

Divirta-se programando!

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Programação em Python NumPy Python - OO Python - Geral
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil