Python com EXEMPLOS
Por: Josué S.
21 de Junho de 2023

Python com EXEMPLOS

Desafio QUATRO

Python Básico

Desafio de Identificação da Cor Preferida em Python

Introdução:
Bem-vindo(a) à quinta edição da nossa série de desafios para iniciantes em programação! Neste artigo, vamos abordar um desafio divertido que envolve identificar a cor preferida do usuário. Vamos explorar como resolver esse desafio passo a passo usando a linguagem de programação Python. Se você está animado(a) para aprimorar suas habilidades em programação, vamos começar!

Desafio:
Imagine a seguinte situação: você precisa criar um programa que solicita ao usuário que informe sua cor preferida e, com base nessa entrada, exibe uma mensagem específica. Parece um desafio interessante, certo? Vamos ver se você consegue resolvê-lo! Antes de revelar a solução, você pode (na verdade, você deve...rs rs) testar suas habilidades em Python usando uma das opções a seguir:

  • Replit (https://replit.com)
  • Google Colab (https://colab.research.google.com)

Essas são plataformas online gratuitas que permitem escrever e executar código Python diretamente no navegador, sem a necessidade de configurar um ambiente de desenvolvimento local. Aproveite essas ferramentas para testar o código e experimentar com diferentes cores.

Solução:
Vamos abordar a solução desse desafio usando a linguagem de programação Python. Siga os passos abaixo para criar o programa:

Passo 1: Obter a entrada do usuário
Primeiro, vamos solicitar ao usuário que digite sua cor preferida. Podemos fazer isso usando a função input() para capturar a entrada do usuário. Veja o código abaixo:

color = input("Digite sua cor preferida: ")

Nesse código, usamos a função input() para obter a entrada do usuário, que é armazenada na variável color.

Passo 2: Verificar a cor digitada
Agora, vamos verificar a cor digitada pelo usuário e exibir uma mensagem específica com base nessa cor. Usaremos uma estrutura de controle condicional if-else para isso. Veja o código abaixo:

if color.lower() == "red":                                                    
    print("Eu também gosto de vermelho!")                       
else:                                                                                   
    print("Não gosto de", color + ", eu prefiro vermelho.")

Nesse código, usamos o método lower() para converter a cor digitada em letras minúsculas, para que possamos compará-la independentemente de sua capitalização. Se a cor digitada for "red" (vermelho), independentemente de sua capitalização, o programa exibirá a mensagem "Eu também gosto de vermelho!". Caso contrário, será exibida a mensagem "Não gosto de [cor], eu prefiro vermelho", em que [cor] representa a cor digitada pelo usuário.

Conclusão:
Parabéns! Você concluiu o desafio de identificar a cor preferida do usuário e exibir mensagens personalizadas com base na cor digitada. Com esse desafio, você teve a oportunidade de praticar o uso de entrada do usuário e estruturas de controle condicional em Python.

Lembre-se de que a solução apresentada é apenas uma das várias maneiras possíveis de resolver o problema. À medida que você continua sua jornada de aprendizado em programação, você descobrirá diferentes abordagens e técnicas para resolver problemas.

Referência:
A maior parte dos desafios apresentados neste blog foi adaptada do livro "Python By Example" de Nichola Lacey.

DICA:
Experimente com diferentes cores ao testar o código. Verifique como o programa responde a cores como "red" (vermelho) e outras cores de sua preferência. Testar diferentes cenários ajuda a garantir que o código funcione corretamente em diferentes situações.

Espero que você tenha gostado deste desafio e que esteja animado(a) para continuar explorando a programação. Continue praticando, buscando novos desafios e expandindo seus conhecimentos. O mundo da programação está cheio de possibilidades!

Divirta-se programando!

 

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Programação em Python NumPy Python - OO Python - Geral
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil