Que tipo de aprendizado você quer receber?
Por: Josué S.
29 de Abril de 2023

Que tipo de aprendizado você quer receber?

Pedagogia x Andragogia x Heutagogia

Coaching Autoconhecimento Autodesenvolvimento Life Coaching Coaching Educacional Desenvolvimento Humano Coaching Comportamental Assessoria e acompanhamento de estudos

Você sabia que existem diferentes abordagens para o ensino, além da tradicional pedagogia? Se você é um adulto que busca aprender de forma mais autônoma e independente, pode se interessar pelas abordagens da heutagogia e da andragogia. Quando você procurar um professor, não se esqueça de considerar esta discussão sobre abordagens de ensino. 

Ao contrário da pedagogia, que geralmente é usada para ensinar crianças e jovens, a heutagogia e a andragogia são abordagens de ensino mais voltadas para adultos, como você. A heutagogia coloca ênfase na aprendizagem autodirigida, enquanto a andragogia se concentra no processo de aprendizagem do adulto.

Isso significa que, em vez de um professor transmitir conhecimento de maneira linear, você é incentivado a pesquisar, refletir e aplicar o que aprende em sua própria vida. Isso pode ajudar a tornar o aprendizado mais relevante e significativo para você.

Logo, se você está procurando uma abordagem de ensino que permita mais autonomia e autodireção, a heutagogia e a andragogia podem ser a escolha certa para você. Quer saber mais sobre como essas abordagens podem ajudá-lo a atingir seus objetivos de aprendizagem? Continue a leitura.

Que tipo de professor geralmente você encontra por aí?

Eu realmente não sei com o que você está acostumado, mas...se você está procurando um professor particular que vai além do simples repasse de conteúdo, você encontrou a pessoa certa! Meu estilo de ensino é baseado nos dois conceitos comentados no início desta conversa: andragogia e heutagogia.

A andragogia é uma abordagem de ensino que valoriza a aprendizagem do adulto. Isso significa que, ao contrário da educação tradicional, que muitas vezes é voltada para crianças e adolescentes, meu método de ensino é personalizado para atender às necessidades específicas de cada aluno adulto. Eu entendo que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizagem e estou comprometido em ajudá-lo a alcançar seus objetivos de aprendizagem de uma forma que faça sentido para você.

A heutagogia é outro conceito que valoriza a aprendizagem autodirigida. Isso significa que, ao invés de simplesmente repassar informações, meu método de ensino foca na resolução de problemas reais que você pode encontrar em sua vida pessoal ou profissional. Eu acredito que aprender resolvendo problemas é uma forma muito mais efetiva de absorver conhecimento e aplicá-lo de forma prática.

Combinando esses dois conceitos, eu desenvolvi um método de ensino que é altamente personalizado e centrado no aluno. Eu trabalho com você para identificar seus objetivos de aprendizagem e criar um plano de estudo que funcione para você. Eu sou um professor apaixonado e dedicado, comprometido em ajudar meus alunos a alcançar seus objetivos educacionais e profissionais.

Se você está pronto para experimentar uma abordagem de ensino única que coloca você no centro do processo de aprendizagem, agende uma aula experimental comigo agora. Vamos trabalhar juntos para resolver problemas reais e ajudá-lo a alcançar seus objetivos de aprendizagem.

Que tal conhecer exemplos práticos sobre um professor que adota a andragogia e heutagogia?

A lista abaixo comenta sobre alguns exemplos práticos de como um professor aplica a andragogia durante aulas particulares:

  1. O professor personaliza o método de ensino de acordo com as necessidades do aluno adulto: ao invés de seguir um plano de aula predefinido, o professor identifica as necessidades específicas do aluno e adapta a abordagem de ensino para atender essas necessidades. Por exemplo, se um aluno adulto está aprendendo inglês para negócios, o professor pode enfatizar a prática de habilidades de comunicação no mundo dos negócios, ao invés de focar em gramática ou vocabulário que não são relevantes para a sua carreira.
  2. O professor valoriza a experiência e conhecimento prévio do aluno: ao invés de assumir que o aluno adulto não tem conhecimento prévio sobre o assunto, o professor utiliza esse conhecimento como base para o processo de ensino. Por exemplo, se um aluno adulto está aprendendo matemática, o professor pode começar perguntando sobre suas experiências anteriores com a matéria e, a partir daí, desenvolver um plano de estudos que aproveite esse conhecimento.
  3. O professor incentiva a aprendizagem autodirigida: ao invés de simplesmente dar respostas, o professor ajuda o aluno a encontrar soluções por conta própria. Por exemplo, se um aluno adulto está enfrentando um problema matemático, o professor pode incentivar o aluno a trabalhar no problema, fazendo perguntas para ajudá-lo a chegar a uma solução por si só, ao invés de simplesmente dar a resposta.
  4. O professor utiliza estratégias de aprendizagem ativa: ao invés de apenas ouvir o que o professor tem a dizer, o aluno é incentivado a ser um participante ativo no processo de aprendizagem. Por exemplo, o professor pode pedir ao aluno para explicar um conceito em suas próprias palavras, ou usar uma abordagem de ensino baseada em problemas, onde o aluno é incentivado a encontrar soluções por conta própria, em vez de apenas receber informações passivamente.

Ou seja, o objetivo principal é criar uma abordagem de ensino personalizada que atenda às necessidades específicas do aluno adulto e incentive a aprendizagem autodirigida.

Continuando nosso papo, a lista abaixo comenta sobre alguns exemplos práticos de como um professor aplica a heutagogia durante aulas particulares:

  1. O professor incentiva a pesquisa e o estudo independente: em vez de simplesmente fornecer informações para o aluno, o professor pode incentivar o aluno a realizar sua própria pesquisa e estudo sobre o assunto. Por exemplo, se um aluno está estudando história, o professor pode pedir que o aluno faça uma pesquisa independente sobre um evento ou período específico e, em seguida, discutir as descobertas juntos durante a aula particular.
  2. O professor enfatiza a solução de problemas reais: em vez de focar apenas na teoria, o professor pode incentivar o aluno a aplicar o conhecimento em situações reais. Por exemplo, se um aluno está aprendendo programação, o professor pode pedir que o aluno crie um programa para resolver um problema real em sua vida profissional ou pessoal.
  3. O professor encoraja a reflexão e o autoquestionamento: o professor pode incentivar o aluno a refletir sobre sua própria aprendizagem e a fazer perguntas sobre o assunto. Por exemplo, se um aluno está aprendendo um novo idioma, o professor pode pedir que o aluno reflita sobre seu próprio processo de aprendizagem, identifique as áreas em que precisa melhorar e faça perguntas sobre como pode melhorar suas habilidades.
  4. O professor ajuda o aluno a definir seus próprios objetivos de aprendizagem: em vez de impor objetivos de aprendizagem ao aluno, o professor pode ajudar o aluno a definir seus próprios objetivos. Por exemplo, se um aluno está aprendendo finanças pessoais, o professor pode ajudar o aluno a definir metas financeiras pessoais e, em seguida, trabalhar juntos para desenvolver um plano de estudo que ajude o aluno a alcançar essas metas.

Ou seja, o objetivo principal é criar um ambiente de aprendizagem autodirigido, onde o aluno é encorajado a pensar criticamente, pesquisar e aplicar o conhecimento em situações reais.

Na próxima vez que buscar o auxílio de um professor particular (prefiro usar o termo FACILITADOR DE APRENDIZAGEM), verifique se o "fornecedor" possui, dentre outras, as ferramentas Andragogia e Heutagogia.

Concorda? Discorda? Reflita!

R$ 80 / h
Josué S.
São Paulo / SP
Josué S.
5,0 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Coaching de Vida Coaching Profissional Coaching Educacional
Mestrado: Engenharia de Software (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Aulas de programação, pensamento computacional e gestão de projetos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil