Olá, eu sou o João, sou estudante do sexto semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal, tendo sido aprovado em quarto lugar no vestibular por ampla concorrência. Faço parte do projeto "Aulas de Olimpíada de Matemática", que visa preparar alunos para as olimpíadas nacionais e internacionais, e do Projeto Residência Pedagógica, em que acompanho uma professora em salas de aula, dando apoio a ela com a resolução de dúvidas dos estudantes, e atualmente acompanho turmas do 7º ano.
Tenho também experiência com preparação de estudantes para vestibulares, em especial ENEM, FAAP, Vune…
Olá, eu sou o João, sou estudante do sexto semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal, tendo sido aprovado em quarto lugar no vestibular por ampla concorrência. Faço parte do projeto "Aulas de Olimpíada de Matemática", que visa preparar alunos para as olimpíadas nacionais e internacionais, e do Projeto Residência Pedagógica, em que acompanho uma professora em salas de aula, dando apoio a ela com a resolução de dúvidas dos estudantes, e atualmente acompanho turmas do 7º ano.
Tenho também experiência com preparação de estudantes para vestibulares, em especial ENEM, FAAP, Vunesp e Fuvest, e com tutoria de conteúdos do Ensino Médio.
Numa aula, um dos meus principais objetivos é construir um pensamento matemático no aluno, e não apenas ensiná-lo a decorar fórmulas. Ao ensinar ao aluno conceitos, trabalha-se a sua autonomia de aprendizagem e fortalece-se o conteúdo em seus pilares mais fundamentais. Assim, tento ensinar o processo lógico por trás de problemas, de forma que ele consiga entender o que está fazendo, e, quando sozinho, não apenas reproduza o que lhe foi ensinado, mas consiga construir um caminho próprio para resolver o problema.
Dessa forma, numa aula normal, procuro fazer muitas perguntas ao aluno, tentando incitá-lo a construir um processo lógico que faça sentido para ele, de modo que entenda o que aquele conteúdo significa dentro do espectro da matemática e como ele se relaciona com outros conteúdos já vistos.
Uma vez que foi feito um primeiro esse contato com o conteúdo, também trabalharemos exercícios, para praticar o conteúdo bruto e entender as primeiras dúvidas que possam surgir; problemas, para exercitar o raciocínio lógico e aprofundar o ainda mais o entendimento, e, dependo do conteúdo, desafios e aplicações. Assim, o aluno aprende através do conteúdo, de exemplos e da prática. Essa metodologia é boa especialmente para alunos que têm bastante dificuldade com matemática e acreditam que não podem aprender.
Acredito que todos podem aprender matemática, mesmo que em ritmos diferentes, e espero que meus alunos terminem a aula acreditando em seu potencial de crescimento.
Caso seja um dos objetivos da aula, também podemos resolver exercícios de vestibular.
Eu cobro 60 reais a hora/aula, mas acredito que uma aula ideal tenha 2h de duração, e, nesse caso, cobraria 100 reais pelas duas horas de aula. Com esse tempo, conseguimos trabalhar melhor e com calma os conceitos por trás da matéria, e também resolver exercícios e problemas.
Uma primeira aula de duas horas seria cinquenta reais, a primeira hora gratuita e a segunda já no preço ajustado. Assim, pode-se verificar a metodologia aplicada em duas horas de aula.