Como interpretar a média em um conjunto de dados.
Por: Juanito C.
21 de Fevereiro de 2018

Como interpretar a média em um conjunto de dados.

Interpretação da Média

Estatística Ensino Médio Concurso Vestibular Ensino superior

Existe sempre um desafio quando se trabalha com um conjunto de dados e são apresentadas várias informações sobre eles. Em sua grande maioria esses conjuntos de dados são tratados por softwares que apresentam as medidas tradicionais (Estatísticas descritivas, por exemplo) que os representam. Entretanto, não é fácil interpretar essas informações quando não se sabe o contexto e ainda que os softwares apresentassem um contexto não saberiam lhe dá com esse volume de informações latentes.

            Sempre que pego um algum trabalho para prestar uma assessoria fico pensando se o pesquisador que coletou os dados ele saberá interpretar os dados?! Quando os colegas me solicitam para “operacionalizar” um software de análise de dados que domino, fico me perguntando se ele vai saber interpretar o que os dados “dizem”.

            Diante disso, resolvi escrever um pouco sobre essas interpretações. Algumas são conhecidas em determinadas áreas, no entanto pretendo escrever para aquele leitor que deseja compartilhar experiência e principalmente aprender um pouco mais do que se sabe.

            Bem, voltando para inicio de quando falei que um conjunto de dados ao serem tratados por alguns softwares são apresentados informações sobre eles, quero falar um pouco da média.

            A média é quase a rainha de todas as análises de dados, pois 95% dos estudos que li (são poucos, mas nem tanto) versavam sobre nossa rainha, a média. Em grande parte interpretada como a medida representativa do conjunto analisado. No entanto, não havia uma interpretação para o contexto onde foi gerada essa média. Por exemplo, tem-se um conjunto de dado que são oriundos do tempo total de atendimento dos operadores de um centro de teleatendimento (call center), então quando for falar da média estaremos falando do tempo médio de atendimentos dos operadores.

            A própria fórmula de cálculo não é apresentada aos leitores de forma amigável, como se pode perceber abaixo:

 

Média

            Onde,  - operador somatório xi – valor do tempo do tempo total de atendimento do operador i, n – número total de operadores.

            Quando se apresenta desta maneira como está descrita já interpretada, conforme a variável do estudo (tempo total de atendimento dos operadores), então fica mais fácil das pessoas que participam da análise (ou usam seus resultados) entenderem.

            Lógico que todos os participantes têm um entendimento, mesmo sem a interpretação da variável, quando eles veem o valor médio, mas interpreta-ló como deve ser, ficar bem mais objetiva a comunicação entre os participantes (principalmente para os menos treinados em estatística, é claro).

            Espero que esse esboço ajude em alguma coisa, fico feliz caso seja comentado e faço questão de responder qualquer questionamento. Peço que, ao fazer o comentário, faço-o de modo educado sem ofender aos leitores ou a mim. Grato e obrigado pela atenção! :-)

R$ 100 / h
Juanito C.
Fortaleza / CE
Juanito C.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Estatística Aplicada Estatística Básica Estatística Avançada
Mestrado: Administração e Controladoria (Universidade Federal do Ceará (UFC))
Venha fazer aulas de Computação, Matemática Financeira, Estatística
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil