Minha pronúncia é uma M#RD@!
Por: Leandro L.
10 de Junho de 2022

Minha pronúncia é uma M#RD@!

Problemas com a pronúncia? Leia esse artigo e relaxe.

Inglês Conversação Básico Gramática Intermediário Todos os níveis Ensino Médio Avançado Ensino Fundamental Adolescentes Profissional Geral

     A maioria das pessoas que começam a estudar inglês têm dificuldade com a pronúncia. Uns mais outros menos. Mas não precisa se desesperar por causa disso. Não conseguir reproduzir exatamente alguns sons da fonética da Língua Inglesa é absolutamente normal. Isso acontece porque a Língua Inglesa possui sons que nós não temos no Português (como o bendito som do "TH", por exemplo) e por isso temos dificuldades na hora de pronunciar esses sons. Nos adultos isso é ainda um pouco mais difícil, pois nosso aparelho fonador está muito treinado em pronunciar os sons da Língua Portuguesa. É mais fácil para crianças reproduzir sons diferentes pois sua musculatura responsável pela fala está mais flexível. A solução? Precisamos treinar nossa musculatura para reproduzir os sons da Língua Inglesa. 

     Não existe segredo ou fórmula magia. A palavra-chave é prática. Vamos para a academia para treinarmos o corpo, para ganhar músculos. O mesmo acontece com o aprendizado de uma nova língua. Precisamos praticar com frequência, precisamos ser determinados e constantes para atingirmos os resultados que desejamos. Precisamos treinar nosso aparelho fonador para reproduzir a fonética da língua Inglesa com o mesmo empenho que frequentamos uma academia, por exemplo. Você precisa ouvir e reproduzir o som o mais próximo possível de como é falado por um nativo. Comece treinando palavras soltas. Palavras menos complexas primeiro, palavras que você tem menos ou nenhuma dificuldade para pronunciar. Depois palavras mais complexas ou com sons mais difíceis para você. Por fim treine frases (atente-se ao CONNECTED SPEACH que é como as palavras se conectam umas às outras em frases). Gravar sua voz e ouvir também ajuda a ir corrigindo sua pronúncia.

     No entanto, se você não conseguir reproduzir os sons 100% idênticos a um nativo não se preocupe. Isso não vai interferir na sua comunicação. Mesmo assim as pessoas vão conseguir compreender o que você diz. Existem americanos, por exemplo, que falam Português carregado de sotaque, pronunciando muitas palavras de forma bem diferente do que nós e mesmo assim conseguimos compreender. O mesmo acontece quando falamos Inglês com um nativo. Eles vão perceber nosso sotaque e erros em nossa pronúncia, mas vão conseguir nos entender. Claro que ter uma boa pronúncia é legal. Mas isso não é o mais importante para uma boa comunicação.

R$ 100 / h
Leandro L.
Juiz de Fora / MG
Leandro L.
5,0 (6 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Tarefas resolvidas 4 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Vestibular Inglês para Todos os Níveis Inglês Intermediário
Especialização: Ensino de Língua Inglesa (Universidade Estácio de Sá)
Teacher pós-graduado em língua inglesa. Método simples e prático, ideal para você aprender inglês em curto prazo, sem enrolação!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil