Perfil Pessoal
Foto de Leandro B.
Por: Leandro B.
07 de Dezembro de 2016

Perfil Pessoal

Literatura Literatura Brasileira Geral Geral Geral

Olá queridos alunos. Quero nesse primeiro momento me apresentar a vocês.

 

Sou professor de Português / Literatura / redação - e áreas correlatas desde 2010. Comecei a ministrar aulas em escolas da rede privada de ensino (Sistema COC - POSITIVO - POLIEDRO - MAXI) desde o 2º ano de graduação em Letras.

 

Graduado em Letras pela UEL (Conclusão em 2012).

Especialista em Literatura Brasileira pela UEL (Conclusão em 2014)

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís (2016)

Especialista em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís (2016).

Passei no programa de mestrado em comunicação da UFPR - Curitiba - no qual ingresso no próximo ano.

Já ministrei aulas de metodologia de pesquisa científica em cursos superiores de faculdades privadas e tenho vasta experiência com revisão de textos acadêmicos e redações escolares.

 

 

Sou autor dos livros

(in)completas - Rio de Janeiro - Editora Metanoia - 2012 - Contos - Literatura Brasileira.

Homens são como crianças - Rio de Janeiro - Editora Multifoco - 2014 - Poemas - Literatura Brasileira

Entre anjos e flores - Londrina - Editora AtritoArt - 2016 - Romance - Literatura Brasileira

E do Blog: Meus olhos têm cor púrpura - Disponível no link: Meus olhos têm cor púrpura

 

Artigos Publicados em ANAIS e revistas científicas - Para conferir o conteúdo - Basta buscar o nome BENEVIDES nos campos de pesquisa dos links

 

Lígua Falada: Unidades Discursivas e suas Respectivas Funções

Disponível no link: http://anais.unicentro.br/xixeaic/#tabs-2

 

Análise das Unidades Discursivas Presentes no Teatro "Tu só, tu, puro amor" de Machado de Assis e Sua Evolução Histórica Até a Contemporaneidade

Disponível no link: http://eventos.uepg.br/eaic/anais/

 

O tópico em Hilda Hilst

Disponível no link: http://www.eaic.uem.br/eaic2012/anais/

 

Disponível nos livros de Artigos do SELISIGNO (Congresso de Letras da UEL) de 2012 estão os artigos.

 

O CONTEXTO E O INTERTEXTO EM “SOBRE A POESIA” DE VINICIUS DE MORAES

RESUMO

Este trabalho tem como meta abordar o contexto e o intertexto na crônica “Sobre a poesia” de Vinicius de Moraes. Em uma crônica com poucos recursos narrativos o autor apresenta um lirismo muito grande, e bem elaborado, ao expor com clareza sob seu ponto de vista o que é a poesia, pautado pela afirmação de que muitos críticos e escritores tentam dar uma definição da arte de se exprimir em versos. Com isso, o autor usa artifícios como a comparação e a metáfora para desenhar de forma eficaz como a poesia é construída, o próprio autor que também é poeta e músico traz um olhar bastante curioso da poesia e da crônica que se mistura com um verso colocado junto da crônica no livro, denominado o mosquito, deixando a sugestão de que até um mosquito pode fazer um poema. Portanto, através da observação e da análise crítica da crônica em questão, pontuamos alguns elementos a serem explorados no contexto do trabalho, que são, o intertexto, o lirismo, a comparação, a metáfora e a multilinguagem, que pode ser vista através da inserção de outro gênero na crônica, por fim, esmiuçando o texto e aproveitando-o ao seu máximo.

 

A HISTÓRIA MARAVILHOSA DE PETER SCHLEMIHL, DE ADELBERT VON CHAMISSO, E “AS AVENTURAS DA NOITE DE SÃO SILVESTRE”, DE E. T. A. HOFFMANN

RESUMO

Objetiva-se apresentar os vínculos entre A história maravilhosa de Peter Schlemihl (1814), de Adelbert von Chamisso, e o conto  “As aventuras da noite de São Silvestre” (1815), de E. T. A. Hoffmann. Para empreender tal tarefa, analisar-se-á o papel da sombra na novela de Chamisso, comparando-o, a seguir, com aquele desempenhado pelo reflexo no conto de Hoffmann. Espera-se poder demonstrar que as obras literárias dialogam entre elas, permitindo ao leitor, através de suas leituras, tomar conhecimento da visão de mundo no momento em que foram escritas, bem como posicionar-se, séculos depois, frente à especificidade dos valores então dominantes. A sombra e o reflexo nas referidas obras registram o posicionamento dos autores frente aos valores das “Luzes”. Como o leitor contemporâneo se posiciona frente aos mesmos?

 

 

Espero que sejamos bons amigos, tenho muito a oferecer a vocês. Aproveitem, me usem e abusem de meu conhecimento (que é muito pouco, ainda).

Leandro B.
Leandro B.
Ibiporã / PR
Identidade verificada
nota média
0
avaliações
R$ 40
por hora
Mestrado: Mestrado em Literatura - Foco em Literatura Eletrônica (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR))
Literatura - Preparação Para O Vestibular, Literatura - Intermediária, Literatura no Ensino Médio
Dou aulas de Redação, Português, Literatura

Aprenda sobre qualquer assunto