E a vida, o que é? Diga lá, meu irmão...
em 18 de Maio de 2015
A dica de hoje abrange um detalhe que quase sempre passa despercebido pela maioria dos alunos. Nas aulas de MHS, você provavelmente se deparou com alguns exemplos para ilustrar esse tipo de movimento. O exemplo mais simples de MHS é um sistema massa-mola. No entanto, não é o único. Outro exemplo que sempre vemos é o pêndulo simples: uma massa m presa a um fio de comprimento L que oscila num plano vertical sob o efeito da gravidade.
Aqui vem a dica que você não pode esquecer: o pêndulo simples só oscila em um MHS se o ângulo de abertura for pequeno (menor que aproximadamente 22º). Isso requer muito cuidado do aluno, sobretudo em questões teóricas: o movimento executado por um pêndulo simples não é sempre um MHS. Há a condição necessária de que o ângulo de abertura seja pequeno o suficiente para isso.
Por exemplo, se alguém te pede para julgar a afirmação "A oscilação de um pêndulo simples é, certamente, um exemplo de movimento harmônico simples.", você deve considerá-la errada, já que não foi feita qualquer consideração sobre o regime de oscilação deste pêndulo.